Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 15 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Por que analgésicos fortes podem fazer a sua dor ficar ainda pior?

EPharma Notícias - 06 de dezembro de 2016 - 09:40

Você pode nunca ter ouvido falar, mas um fenômeno deixa cientistas perplexos: a hiperalgesia induzida por opiáceos. Ele não é nada mais do que uma sensibilidade exagerada à dor em pessoas que tomam drogas derivadas do ópio e cuja função é exatamente amenizar dores (entre as substâncias, estão morfina, metadona, oxicodona, codeína, heroína etc.).

Alguns estudos pelo mundo tentam entender o que ocorre no corpo para gerar esta reação, como mostra o site da revista Science.

Quando citamos reação exagerada à dor, não é pouca coisa. Em um estudo na Austrália em que a pessoa deveria mergulhar a mão em água gelada, um pesquisador deixou seu braço por dois minutos no recipiente. Já pacientes que tomavam metadona duraram, em média, 15 segundos. Em altas doses, analgésicos à base de ópio ampliam a dor ao mudar os sinais emitidos para o sistema nervoso central.

Imagine se todas as medicações para diabéticos aumentassem o açúcar no sangue em vez de diminuir" Jianren Mao, pesquisador de dor no Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA

A relação feita por Mao, que estuda a hiperalgesia em humanos e roedores há mais de 20 anos, é a mesma do que ocorre com os opiáceos. O cientista é um dos poucos interessados em estudar o fenômeno em meio a uma epidemia de uso de opiáceos bastante discutida em países como os Estados Unidos.

No fundo, a sensibilidade extrema à dor faz sentido, pelo menos para alguns especialistas. O corpo humano tem a necessidade de sentir dor e ela deve ser preservada, como explica o anestesiologista e farmacologista Martin Angst, da Universidade de Stanford. Afinal, para ele, a natureza não inventou a dor apenas para nos torturar.

A sua biologia ataca de volta e diz: 'eu estou vendada para a dor por causa de todos esses químicos. Eu preciso ser capaz de sentir dor de novo''"Martin Angst

O argumento de Angst tem sentido: a dor serve para recuarmos de um fogão quente ou não mexer uma perna lesionada enquanto ela se recupera. Nos momentos em que é crucial que não sintamos dor – por exemplo, quando nossa vida está em jogo e precisamos correr de uma situação -, o próprio corpo tem uma maneira de passar por cima dela, liberando seus próprios opiáceos que bloqueiam a dor.

O médico Jianren Mao foi um dos primeiros a investigar a hiperagelsia – em 94, já identificou que a sensitividade em ratos mudava dependendo da dose de substâncias que tomavam. Nos anos 2000, com médicos considerando seguro receitar medicamentos à base de opiáceos para dores crônicas, Mao passou a dar especial atenção à crescente população de pacientes.

Nas últimas duas décadas, o número de mortos por opiáceos prescritos nos Estados Unidos quadruplicou, atingindo 21 mil em 2014 – as overdoses aumentaram assim como as receitas. Há ainda quem use substâncias para fins recreativos, como a heroína. Em altas doses, os opiáceos podem matar, especialmente quando combinados com álcool ou outras drogas.

Não sei se você pode considerar exemplar um médico que esteja fazendo mais mal aos seres humanos do que nós alcançamos com a forma liberal de prescrever opiáceos" David Clark, anestesiologista em Stanford

A hiperagelsia investigada por Mao pode ter boa culpa nas mortes. As pessoas podem procurar doses maiores à medida em que sua dor piora – e o médico aumenta a dose, quando o certo deveria ser diminuir.

O número de pessoas que têm a hiperagelsia induzida por opiáceo e a dose que tomam de medicamento ainda são incertos. Por envolver tolerâncias, o fenômeno segue bem difícil de diagnosticar e controlar.

SIGA-NOS NO Google News