Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/07/2015 19:16

Por falta de bois, JBS admite que pode fechar frigoríficos no Estado

Liana Feitosa, Campo Grande News
Em Mato Grosso do Sul ainda não fechamos, mas pode acontecer, estamos otimizando custos pra sobreviver, explica Marcelo Zanatta, presidente executivo da JBS. (Foto: Fernando Antunes)"Em Mato Grosso do Sul ainda não fechamos, mas pode acontecer, estamos otimizando custos pra sobreviver", explica Marcelo Zanatta, presidente executivo da JBS. (Foto: Fernando Antunes)

"Já fechamos duas unidades no Mato Grosso, sendo uma em Cuiabá. Em Mato Grosso do Sul ainda não fechamos, mas pode acontecer, estamos otimizando custos pra sobreviver", afirmou Marcelo Zanatta, presidente executivo da JBS, uma das maiores do setor de carnes do mundo. No Estado, a JBS possui nove unidades.

A declaração foi feita durante audiência pública na manhã desta sexta-feira (10) na Assembleia Legislativa do Estado. Na reunião, representantes da cadeia produtiva da carne bovina discutiram a crise no setor, fechamento de unidades e solicitaram políticas de incentivo para o segmento.

A audiência foi solicitada pela Assocarnes (Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carnes de Mato Grosso do Sul) para buscar, principalmente, apoio aos empresários de pequenos e médios frigoríficos. A associação representa 34 indústrias frigoríficas do Estado.

Apoio - "Os pequenos empresários precisam do mesmo acesso a incentivos que os grandes têm. Queremos debater com o governo o equilíbrio fiscal do setor", defendeu o presidente da entidade, João Alberto Dias.

Para o diretor da JBS, o principal desafio do segmento, no momento, é a falta matéria-prima para abate. "Existe pouca oferta de boi gordo pronto para o abate, por isso, frigoríficos fecharam", contextualiza.

"Não só frigoríficos pequenos fecharam, mas também unidades da Minerva e da Marfrig, concorrentes nossos, grandes potências da carne bovina, também não estão encontrando condições de sobrevivência", amplia Zanatta.

Diminuição - Nos últimos anos, a marca sofreu queda de 62% no número de cabeças de gado abatidas por dia. "Há poucos anos a JBS abatia de 12 mil a 13 mil cabeças de gado por dia. Agora, são cerca de 8 mil cabeças/dia. No Mato Grosso do Sul cerca de 30% da nossa capacidade está em ociosidade em relação ao total da capacidade que temos", detalha o diretor.

Isso quer dizer, também, que a quantidade abatida nas atuais 12 unidades da empresa no Estado vizinho poderia ser abatida em apenas 9 unidades, segundo Zanatta.

Com pouca carne disponível aos frigoríficos, é oferecida menor quantidade do produto no mercado, o que acaba retraindo o consumo de carne bovina, situação potencializada pela crise econômica no país, ainda de acordo com o diretor executivo.

Devido ao cenário negativo nos frigoríficos de Mato Grosso do Sul, nesta semana a JBS concedeu férias coletivas de 20 dias a cerca de 400 funcionários da unidade de Nova Andradina, a 300 quilômetros da Capital.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)