Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Por dia, CCZ recebe 19 pedidos para exterminar escorpiões em residências

Morador pode agendar desinsetização, mas antes deve tomar precauções

Correio do Estado - 29 de janeiro de 2020 - 11:30

Do dia 1º de janeiro até esta terça-feira, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebeu 543 pedidos para exterminar infestações de escorpiões em imóveis de Campo Grande, o que dá uma média de aproximadamente 19 casos por dia. Apesar do grande número de acionamentos, apenas 20% das solicitações se enquadravam nos requisitos para a realização de desinsetização.

Conforme o CCZ, quando o morador encontrar um escorpião na residência, antes de acionar equipe para desinsetização no local, quando não houver incidente escorpiônico, a orientação é que o próprio residente tome medidas para evitar novos aparecimentos do animal peçonhento.

“É fundamental a colocação de barreiras físicas para evitar o aparecimento de escorpiões, fechar ralos, colocar telas em caixas de gordura e de escoamento de água, além de realizar, cotidianamente, a limpeza dos terrenos”, explica a veterinária Juliana Resende, coordenadora do setor de controle de roedores, animais peçonhentos e sinantrópricos. De acordo com ela, na maioria dos casos, essa é a medida necessária para evitar a maioria dos acidentes e o melhor método de controle dos escorpiões.

Caso o morador tome essas precauções e mesmo assim o escorpião aparecer na residência ou caso haja acidentes com picada do artrópode, ele deve solicitar a vistoria para a desinsetização da residência. Para solicitar a visita, basta ligar para os telefones 3313-5000 ou 2020-1796.

“Há vezes que orientamos os moradores, eles solicitam a visita logo em seguida, mas quando chegamos lá, sequer encontramos uma das barreiras que foi recomendada fazer, então, é claro que os escorpiões vão continuar invadindo a residência”, explica a complementa a gerente-técnica do setor de controle de roedores, animais peçonhentos e sinantrópricos, Christianne Brandão.

Por conta do aumento no número de pedidos, o agendamento pode demorar e o órgão pede paciência aos moradores. Conforme o CCZ, em 2019 foram registrados 825 pedidos de desinsetização, sendo que, somente neste mês de janeiro, os registros já correspondem a 65% de todo o ano passado.

SIGA-NOS NO Google News