Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/06/2016 06:45

Por descumprimento à lei, 35 prefeituras serão acionadas na Justiça

Campo Grande News

O MPF (Ministério Público Federal) vai ingressar nesta quinta-feira (9) com ações civis públicas contra 18 municípios da região de Campo Grande e contra o Governo do Estado, por não estarem cumprindo totalmente com a Lei da Transparência. Em todo o Estado serão 35 ações, atendendo recomendação de Brasília para que sejam adotadas medidas judiciais contra todos que não estiverem cumprindo com a legislação na integralidade.

Com relação ao Governo do Estado, a assessoria do MPF informou que a ação será protocolada porque o Portal da Transparência não disponibilizou ainda a íntegra dos contratos e a gestão fiscal e execução orçamentária. O secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica Jader Julianelli disse que já estão sendo feitos ajustes no Portal para que os contratos sejam inclusive digitalizado e também haverá uma ferramenta que permitirá que o cidadão possa inclusive gerar tabelas para fazer comparações.

De acordo com a assessoria do MPF, caberá a cada regional do Ministério Público Federal ingressar com as ações civis públicas contra as Prefeituras das suas áreas de jurisdição. As 19 ações a serem protocoladas amanhã, são as que estão sob a responsabilidade do procurador da República em Campo Grande, Marcel Brugnera Mesquita.

O procurador disse, via e-mail, que após a realização do primeiro levantamento, divulgado em 2015, o MPF encaminhou recomendação a todas as prefeituras do Estado e ao governo estadual, apontando o que precisaria ser feito nos portais da transparência. E agora, serão adotadas medidas judiciais para que todos os problemas sejam solucionados para que se cumpra a Lei da Transparência integralmente.

Marcel Brugnera afirma que “o gestor público tem a obrigação de informar aos cidadãos onde, como e quando gasta os recursos públicos” e que só tendo acesso a essas informações é que o cidadão terá condições de fiscalizar os gastos públicos. “Havendo fiscalização efetiva, realizada por qualquer pessoa, a tendência é de que haja redução do desvio de verbas públicas (corrupção) e melhoria dos serviços prestados”, afirma o procurador.

Segundo ele é importante destacar o empenho da atual gestão do governo estadual “na implantação das normas de transparência”. O Ranking da Transparência mostra que Mato Grosso do Sul foi o estado que apresentou maior evolução nas ações de transparência: 550%. Antes tinha pontuação de 1.4 e agora está com 9,20, estando entre os 10 com melhor desempenho.

“Ao revés, o município de Campo Grande não demonstra qualquer preocupação com a publicidade dos seus atos e gastos”, afirma Marcel Brugnera. A assessoria da Prefeitura da Capital informou que o processo de reestruturação do Portal da Transparência está sendo concluído e em cada Secretaria dois servidores do quadro efetivo estão sendo treinados para alimentar o Portal. Não há data ainda de quando o sistema estará operando.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)