Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/12/2005 17:57

População brasileira não precisa temer gripe do frango

Yara Aquino/ABr

O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, avalia que a população brasileira pode ficar tranqüila em relação à influenza aviária, conhecida como gripe do frango. "No Brasil não temos a gripe aviária, ou seja, a presença do vírus entre as aves".

Ele ressalta, porém, que não é possível afirmar se a doença vai ou não chegar ao Brasil. Segundo ele, até o momento foram identificados 134 casos e registradas 69 mortes – todos as contaminações estão em países da Ásia.

A gripe do frango é transmitida entre as aves e destas para os humanos por meio do contato direto com secreções como sangue e fezes dos animais. Até hoje não foram identificados casos em que a doença fosse passada de uma pessoa para outra, situação em que a gripe do frango poderia se transformar em uma pandemia (quando ocorre disseminação mundial de alguma doença).

"O vírus não aprendeu a passar de aves para seres humanos. Não sabemos se isso vai acontecer", diz o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. A principal forma de disseminação da doença entre os países seria por meio de aves migratórias contaminadas pelo vírus.

O ministro e o secretário participaram hoje (8) da audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, para explicar as medidas que o governo vem adotando para impedir a entrada da doença no país. As ações fazem parte do Plano de Preparação para a Pandemia de Influenza .

Saraiva Felipe informou que uma das prioridades para o próximo ano é fazer com que estados e municípios participem do plano e elaborem suas ações até abril. Eles são responsáveis, entre outras medidas, por fazer o levantamento do número de leitos hospitalares que estariam à disposição em suas regiões, caso houvesse um surto da doença. Outra ação que está em desenvolvimento no país permitiria ao Instituto Butantan de São Paulo estar preparado para produzir uma vacina contra a doença.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)