Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

População brasileira não precisa temer gripe do frango

Yara Aquino/ABr - 08 de dezembro de 2005 - 17:57

O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, avalia que a população brasileira pode ficar tranqüila em relação à influenza aviária, conhecida como gripe do frango. "No Brasil não temos a gripe aviária, ou seja, a presença do vírus entre as aves".

Ele ressalta, porém, que não é possível afirmar se a doença vai ou não chegar ao Brasil. Segundo ele, até o momento foram identificados 134 casos e registradas 69 mortes – todos as contaminações estão em países da Ásia.

A gripe do frango é transmitida entre as aves e destas para os humanos por meio do contato direto com secreções como sangue e fezes dos animais. Até hoje não foram identificados casos em que a doença fosse passada de uma pessoa para outra, situação em que a gripe do frango poderia se transformar em uma pandemia (quando ocorre disseminação mundial de alguma doença).

"O vírus não aprendeu a passar de aves para seres humanos. Não sabemos se isso vai acontecer", diz o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. A principal forma de disseminação da doença entre os países seria por meio de aves migratórias contaminadas pelo vírus.

O ministro e o secretário participaram hoje (8) da audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, para explicar as medidas que o governo vem adotando para impedir a entrada da doença no país. As ações fazem parte do Plano de Preparação para a Pandemia de Influenza .

Saraiva Felipe informou que uma das prioridades para o próximo ano é fazer com que estados e municípios participem do plano e elaborem suas ações até abril. Eles são responsáveis, entre outras medidas, por fazer o levantamento do número de leitos hospitalares que estariam à disposição em suas regiões, caso houvesse um surto da doença. Outra ação que está em desenvolvimento no país permitiria ao Instituto Butantan de São Paulo estar preparado para produzir uma vacina contra a doença.

SIGA-NOS NO Google News