Ponte Preta e Portuguesa jogaram neste sábado (25) pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão 2012, com vitória da Macaca pelo placar de 2 a 1.
Com a vitória, a Ponte vai a 23 pontos, na parte intermediária da tabela. Com 22, a Lusa cai na classificação e se afasta das primeiras posições.
Moisés tentou o chute no começo da partida e mandou a bola longe do gol. A resposta da Macaca foi certeira. Giancarlo recebeu a bola, girou e, de bicicleta, mandou a bola no fundo das redes de Dida.
Ivan tentou de falta aos dez, Valdomiro desviou, mas acabou se chocando com Edson Bastos no lance. A Portuguesa foi forçada a fazer uma alteração antes dos 15 minutos, na entrada de Diguinho no lugar do lesionado Héverton.
Marcinho teve a chance de marcar o segundo da Ponte aos 17, mas Dida acabou fazendo a defesa. A Portuguesa respondeu aos 24 minutos na falta de Ivan, que Bruno Mineiro desviou para o gol, empatando a partida.
A Lusa seguia tentando e Diguinho teve a chance de cruzar a bola para a área, mas ninguém chegou para completar. A Ponte Preta não conseguia completar as jogadas, facilitando para a defesa da Lusa.
A Macaca apostava nos cruzamentos, como o de Cicinho, que tentou levantar a bola na área, sem sucesso. A Portuguesa teve a resposta em cobrança de falta de Ivan, afastada de soco pelo goleiro da equipe campineira.
O segundo tempo iniciou com as duas equipes buscando espaço para a criação de jogadas. Aos sete minutos, Moisés cruzou e Edson Bastos conseguiu o corte. Depois, Bruno Mineiro recebeu na área, mas deixou a bola para a defesa do goleiro da Ponte.
Ricardinho bateu falta aos 12 e mandou a bola na barreira. A resposta rubro-verde veio na jogada de Diguinho, que foi desarmada pela defesa da Ponte. Aos 17, nova tentativa de Ricardinho e boa defesa de Dida, salvando a Lusa de tomar o segundo.
O jogador da Macaca repetiu a dose aos 22 e a bola passou ao lado do gol. A tônica da Macaca eram as jogadas de cruzamentos, que não conseguiam furar a defesa da Portuguesa. Aos 36, Cicinho tentou a jogada para Bruno Sabino, com corte da defesa da Lusa.
A insistência da Ponte surtiu efeito aos 39 minutos. Nikão conseguiu o cruzamento para Giancarlo, que ganhou da defesa e deu um toque na bola. Dida tentou a defesa, mas não conseguiu.
Nos minutos finais, a Lusa foi atrás do gol de empate e a Macaca segurou o resultado.
.A Portuguesa joga contra o Palmeiras na estreia do segundo turno. A Ponte Preta enfrenta o Atlético-MG
Ficha técnica
Ponte Preta 2 x 1 Portuguesa
Local: Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP/ASP-FIFA)
Assistentes: Carlos A. Nogueira Júnior e Rogério Pablos Zanardo (Ambos SP)
Assistentes adicionais: Rodrigo Guarizo F. do Amaral e Flávio Rodrigues Guerra (Ambos SP)
Ponte Preta: Edson Bastos; Tiago Alves (Bruno Sabino), Diego Sacoman e Ferron; Cicinho, Baraka, Ricardinho, Marcinho (Nikão) e Uendel; Rildo (Luan) e Giancarlo.
Técnico: Gilson Kleina.
Portuguesa: Dida; Ivan, Valdomiro, Gustavo e Rogério; Ferdinando, Léo Silva, Moisés (William Xavier) e Héverton (Diguinho); Ananias e Bruno Mineiro (Diego Viana).
Técnico: Geninho.
Gol: Giancarlo (PON) aos 5, Bruno Mineiro (LUSA) aos 24 do primeiro tempo, Giancarlo (PON) aos 39 do segundo tempo
CA: Marcinho, Giancarlo e Cicinho (PON); Rogério e Valdomiro (LUSA)