Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/02/2004 07:45

Poluição do ar interfere no peso dos bebês

Mauricio Cardoso/ABr

Gestantes expostas a taxas maiores de poluição do ar durante o primeiro trimestre de gravidez geram bebês com peso menor. Este é o principal resultado do estudo conjunto realizado pela Faculdade de Medicina da USP e St. George´s Hospital Medical School University, de Londres, e que envolveu 179 mil recém-nascidos de mães que moram na cidade de São Paulo. O estudo foi publicado na edição de janeiro do Journal of Epidemiology & Community Health, com o título "Association between ambient air pollution and birth weight in São Paulo, Brazil".


O epidemiologista Nelson Gouveia, um dos responsáveis pela pesquisa, acredita que a variação de peso esteja associada, entre outras, à baixa oxigenação sanguínea provocada pelos poluentes nos primeiros meses de gestação. Para cada parte por milhão (ppm) de monóxido de carbono (CO) a que as mães ficaram expostas, houve redução de 23 gramas no peso do recém-nascido, enquanto que para cada 10 miligramas por metro cúbico do material particulado PM10, a redução foi de 14 gramas. Não foram constatados efeitos significativos dos poluentes nos demais trimestres.

Segundo Nelson Gouveia, é o primeiro trabalho no Brasil a relacionar a poluição com o peso de recém-nascidos, apesar de haver outros no País que já o relacionaram com a mortalidade, problemas respiratórios, etc. Também há estudos de outros países que demonstraram relações entre a poluição atmosférica e prematuridade, problemas congênitos e mortalidade do feto.

O estudo foi realizado pelos médicos Nelson Gouveia e Maria Novaes, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, e o britânico Steve Bremner, da St. George´s Hospital Medical School University. (Com informações são da Agência USP)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)