Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

04/07/2011 08:07

Políticos brasileiros e estrangeiros lamentam morte de Itamar Franco

Renata Giraldi, Agência Brasil

Brasília – A morte do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG) gerou comoção e reações entre políticos brasileiros e estrangeiros. As manifestações vão desde o presidente de Portugal, Cavaco Silva, que lembrou o incentivo de Itamar para incrementar as relações com os portugueses, à presidenta Dilma Rousseff e aos ex-presidentes da República.

“O seu legado inclui uma inestimável contribuição para o aprofundamento das relações entre Portugal e o Brasil, permanecendo viva entre nós a memória de suas qualidades humanas e da sua sincera amizade pelo nosso país”, disse Cavaco Silva.

Em nota divulgada no sábado (2), a presidenta decretou luto oficial de sete dias – acaba na sexta-feira (8) – e lamentou a morte de Itamar. “O [ex-] presidente nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos\", disse ela.

Representando o comando do PMDB, legenda que Itamar integrou e ajudou a fundar, o vice-presidente da República, Michel Temer, destacou o respeito do ex-presidente aos princípios e convicções. \"Foi um homem excepcional e singular naquilo que é tão precioso e tão raro na vida pública: a fidelidade aos seus princípios e convicções”, disse.

Segundo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em comunicado no último dia 2, Itamar foi um dos principais colaboradores no combate à fome. “A contribuição de Itamar Franco foi fundamental para a construção coletiva de um país democrático, mais justo e sem pobreza. Neste momento de tristeza, prestamos solidariedade aos seus familiares e amigos”, acrescentou.

Explicando estar abalado, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso concedeu entrevista coletiva logo após a confirmação da morte de Itamar. “Itamar era um homem digno, que não se deixava levar pelo fascínio do poder e não aceitava a corrupção”.

Para o ex-presidente da República e presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o Brasil perde um homem público insubstituível. “Itamar Franco é uma legenda do povo mineiro. Um dos maiores brasileiros do seu tempo, tendo exercido uma vida pública com dedicação total ao país, colocando suas qualidades de honradez, dignidade, inteligência e capacidade a serviço das grandes causas nacionais. Foi durante seu governo que o país encontrou a estabilidade econômica com o Plano Real”, comentou Sarney, em comunicado no dia 2.

Segundo o também ex-presidente da República e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), em nota no último dia 2, Itamar deixará exemplos a serem seguidos. “[Itamar era] um homem digno, coerente, ético e defensor intransigente dos seus ideais”, disse Collor.

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)