Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Poliomielite: 9 milhões de crianças vacinadas no Brasil

Luciana Lima/ABr - 15 de junho de 2008 - 15:24

Brasília - Mais de 9,3 milhões de crianças com até cinco anos foram vacinadas hoje (14), em todo país, contra a poliomielite. De acordo com o balanço final do dia feito há pouco pelo Ministério da Saúde, o número representa 59 % do total de crianças que o governo esperava atingir, algo em torno de 15 milhões nessa faixa etária. Segundo o Ministério da Saúde, nenhum estado informou ter tido problemas nos postos de vacinação.

A coordenadora técnica do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Marlene Tavares, considera o número positivo. O resultado final da primeira etapa de campanha só será divulgado no dia 31 de junho. Os municípios têm ainda o dia 30 de junho para apresentar ao Ministério os dados consolidados.

Marlene Tavares informou que os pais que não levaram os filhos para vacinar hoje poderão procurar os postos durante toda semana. Essa foi a primeira etapa de vacinação contra poliomielite neste ano.

O Ministério da Saúde gastou mais de R$ 11 milhões para comprar as doses da vacina. Outra etapa de vacinação ocorrerá no dia 9 de agosto. A coordenadora afirmou que todas as crianças com idade até cinco anos devem tomar as duas doses.

“Quem não vacinou hoje, não deve esperar a segunda etapa para tomar a primeira dose. Deve procurar imediatamente um posto de vacinação e voltar aos postos em agosto."

Desde 1989, não é registrado nenhum caso de poliomielite no Brasil. No entanto, de acordo com a coordenadora do programa, isso não significa que o país está livre de contaminação pela doença.

“Como existe um intercâmbio muito grande de pessoas com outros países, o risco existe. Ainda há países que vivem situações endêmicas como Afeganistão, Nigéria, Índia, Paquistão, por exemplo”, destacou Marlene Tavares.


SIGA-NOS NO Google News