Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Polio: Governo pretende vacinar mais de 200 mil crianças

24 de agosto de 2007 - 15:54

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontece neste sábado (25) em todo o país. A abertura oficial na Capital de Mato Grosso do Sul será na praça Ari Coelho, às 8 horas, com a presença dos secretários de Saúde do Estado, Beatriz Dobashi e do Município, Luiz Henrique Mandetta; do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho; do superintendente de Vigilância em Saúde, Eugênio de Barros; de profissionais da saúde e outras autoridades.

Para a segunda etapa da campanha, o Ministério da Saúde disponibilizou ao Estado 345 mil doses da vacina, que estará disponível em aproximadamente 1,5 mil postos de vacinação – entre fixos e volantes – nos 78 municípios.

A ação deverá contar com o envolvimento de cerca de 5 mil pessoas entre profissionais de saúde e voluntários, além de 900 veículos terrestres e um transporte fluvial. Em locais de difícil acesso como zonas rurais, regiões ribeirinhas, assentamentos, acampamentos, aldeias indígenas, entre outros locais, a estratégia para o alcance da meta vai respeitar as realidades locais.

A meta é alcançar, no mínimo, 212.312 crianças de 0 a 5 anos de idade – o que corresponde a 95% da população nesta faixa etária que vive em Mato Grosso do Sul.

Durante a campanha da Poliomielite, as demais vacinas – BCG-ID, hepatite B, tetravalente, DPT, febre amarela e tríplice viral – poderão ser aplicadas simultaneamente nas crianças com atraso na carteira de vacinação que deve ser levada pelos pais ou responsáveis.

Imunização

A primeira etapa de imunização contra a Poliomielite, no Estado, alcançou 94,82% das crianças de 0 a 5 anos de idade. No entanto, para atingir este percentual foi necessário prorrogar a campanha três vezes.

Os últimos registros de casos confirmados da doença, no Brasil, foram em 1989 nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Há 27 anos o Brasil realiza a campanha nacional da Poliomielite – infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção é transmitida por meio do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Os principais sintomas são febre, mal-estar, dor-de-cabeça e em alguns casos paralisia flácida (incapacidade de mexer os membros). Para esta doença não existe tratamento, apenas a vacina garante a imunização.

SIGA-NOS NO Google News