Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pólio: 8,4% dos municípios brasileiros não atingem meta

Lourival Macedo/ABr - 29 de outubro de 2003 - 08:10

Apesar dos altos índices de vacinação e do Brasil ter erradicado a poliomielite - o último caso no país aconteceu em 1989, nos últimos dois anos 466 municípios não conseguiram atingir a meta da Organização Mundial de Saúde (OMS), de vacinar 95% das crianças durante as campanhas de vacinação. Este número representa 8,4% dos 5.561 municípios brasileiros.

Dos 466 municípios que não alcançam a meta, 362, ou seja 77,6%, também não atingem os 95% na vacinação de rotina, marcada no cartão de acompanhamento médico da criança.

Os dados são do Programa Nacional de Imunizações (PNI), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), órgão do Ministério da Saúde. A coordenadora do PNI, Maria de Lourdes de Souza Maia, recomendou que os secretários municipais de saúde verifiquem se todas as crianças estão sendo vacinadas ou se o número de menores de cinco anos está abaixo do que foi informado. Maria de Lourdes garantiu que não há falta de vacina no Brasil, o que não justifica que alguns municípios vacinem apenas 56% , como é o caso de Nova Belém (MG) e 80%, em Coiote do Nóia (AL).

“É importante recordar que em 2001 o vírus voltou no Haiti e República Dominicana, que tinham baixas coberturas de vacinação contra a pólio, desencadeando um surto de paralisia infantil”, disse Maria de Lourdes. Ela adiantou que os gestores municipais devem enviar relatórios até o final do ano à Secretaria de Vigilância Sanitária, sobre a real situação em seus municípios sobre a vacinação.

SIGA-NOS NO Google News