Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Polícia testa arma que emite choque e paralisa suspeito

Aline dos Santos / Campo Grande News - 18 de maio de 2005 - 15:30

A Policia Militar de Mato Grosso do Sul está testando uma nova arma para tentar diminuir o número de feridos ou mortos por arma de fogo durante as operações.
A arma, de nome Taser, emite um choque de 50 mil volts, que tem ação paralisante. O funcionamento é simples, quando o policial dispara, em vez de uma bala, sai um fio de até 7 metros com um dardo na ponta; o dardo gruda na roupa e o fio conduz a descarga elétrica.
Segundo o capitão Massilon Silva Neto, a arma não é letal. “A voltagem é alta, mas não é capaz de provocar a morte de uma pessoa. O tempo médio de exposição é de 5 segundos, que paralisa a pessoa por até 30 segundos, entretanto não acontecem danos se a exposição for maior”, afirma.
Ele explica que está nos planos da PM adquirir esse novo armamento o quanto antes. “Num primeiro momento seria para o efetivo de Campo Grande, e depois levado para os outros municípios do Estado”, conta.
Conforme Silva Neto, outra vantagem é que a arma possui uma memória que arquiva o total e o horário dos disparos.
Nesta tarde, na sede do Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crise e Operações Especiais), em Campo Grande, cerca de 50 policiais participaram da demonstração para testar o novo armamento. Todos foram unânimes em afirmar que a arma apenas paralisa os músculos, porém não causa dor ou lesão.
De acordo com Elton Clemente Júnior, autor da demonstração, além de Mato Grosso do Sul, os Estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também estão interessados em utilizar a tecnologia.
Cada pistola custa 779 dólares. A tecnologia já é utilizada em cerca de 40 países.

SIGA-NOS NO Google News