Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Polícia investiga suposto esquema de corrupção na alienação de terrenos públicos

Fonte: Polícia Civil do Estado de Goiás

Redação - 24 de outubro de 2020 - 14:00

Polícia investiga suposto esquema de corrupção na alienação de terrenos públicos

A Polícia Civil de Goiás deflagrou, na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Aurantiaco. A ação foi desencadeada pela Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) e envolveu 62 policiais civis. A Operação Aurantiaco cumpriu 10 mandados de busca e apreensão judicial divididos da seguinte forma: 06 residências, 02 pessoas jurídicas e 01 empresa pública estadual (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás – Codego). A Deccor investiga 04 funcionários públicos e 04 empresários suspeitos da prática dos crimes de alienação de bem público, associação criminosa, supressão de documento público e falsidade ideológica.

As investigações apuram a alienação de dois terrenos públicos localizados no Distrito Agroindustrial (DAIA) de Anápolis sem as devidas formalidades para dispensa de licitação. O processo administrativo de compra se iniciou em maio de 2017, ano em que foi definida a reserva da área. Foi informado pela empresa que seria edificado um centro de distribuição e logística e, ainda, a mudança do tipo de atividade da empresa de “industrial” para “comercial”, fato que ensejou a possibilidade de construção de um shopping, todos esses fatos avalizados por pareceres à época.

A Polícia Civil analisa indícios de que haveria um esquema montado por “empresa laranja” para efetuação do negócio jurídico contratual, o que teria contado com aquiescência de funcionários públicos da Companhia. Nas buscas de hoje, foram apreendidos documentos, computadores e eletrônicos que possam subsidiar os indícios levantados até o momento. O nome da operação faz alusão a um termo em latim que significa “laranja”.

SIGA-NOS NO Google News