Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Polícia Federal faz alterações no Sistema Nacional de Passaporte

Agência Brasil - 27 de novembro de 2014 - 18:35

Alterações no Sistema Nacional de Passaporte (Sinpa) entraram em vigor na última segunda-feira (24), para facilitar o atendimento da Polícia Federal (PF) às pessoas que viajam para o exterior, entre elas a inclusão da autorização de viagem para menores desacompanhados ou com apenas um dos pais no próprio passaporte, que constará no sistema da PF.

Antes, para os menores de idade viajarem desacompanhados, era necessária uma autorização dos pais, impressa e com firma reconhecida. No caso de um dos pais acompanhar o menor, a viagem deveria ser autorizada pelo outro. Com a mudança nas normas da PF, pode ser incluída também no passaporte a autorização parcial, que permite a viagem com apenas um dos pais.

Agora os pais têm a opção de imprimir esse documento na página de identificação do passaporte dos filhos no momento da confecção do documento de viagem. Não será necessário ir a um cartório autenticar o documento para que o menor possa viajar.

Outra novidade é a inclusão do campo “filiação” no passaporte, e um aviso automático da PF, por e-mail, quando faltarem oito meses para o passaporte vencer.

SIGA-NOS NO Google News