Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Polícia Federal explode pista clandestina no sul do Pará

Agência Brasil/ Thaís Brianezi - 23 de janeiro de 2006 - 14:39

A Polícia Federal explodiu hoje (23) uma pista de pouso clandestina utilizada por narcotraficantes em Santana do Araguaia, no sul do Pará. Na semana passada, foi dinamitada uma pista no município vizinho de São Felix do Xingu, também no Pará. "Amanhã (24), devemos destruir outras duas pistas encontradas na região", informou o coordenador geral de Política de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal, delegado Ronaldo Urbano.

As quatro pistas de pouso clandestinas foram encontradas depois que foi apreendido, em dezembro do ano passado, um avião que transportava 60 quilos de cocaína. "Por meio de pesquisas na memória do GPS da aeronave, descobrimos os locais onde ela pousava e conseguimos apreender 505 quilogramas de cocaína que estavam escondidos na mata", disse o delegado.

O GPS ( Global Positioning System , ou Sistema de Posicionamento Global) é um equipamento que fornece a localização por meio de coordenadas cartográficas, ou seja, a latitude e a longitude de um determinado ponto.

Com as três explosões, subirá para 51 o total de pistas clandestinas destruídas pela Polícia Federal na Amazônia, nos últimos cinco anos. De acordo com Ronaldo Urbano, as pistas estão espalhadas por toda a região, mas é possível distinguir alguns locais de maior concentração. "O sul do Pará e a fronteira com as Guianas são locais estratégicos para o narcotráfico, onde as pistas clandestinas aparecem com maior intensidade", afirmou.

Segundo o delegado, os locais de pouso são abertos no meio da floresta por grupos de pilotos, de forma cooperativa. "É difícil responsabilizar criminalmente o responsável pela construção de pistas clandestinas. A punição, em geral, acontece por transporte de entorpecentes", explicou.

SIGA-NOS NO Google News