Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Polícia Federal e Ibama vão investigar desmatamento

Irene Lôbo / ABr - 02 de junho de 2005 - 15:28

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou em entrevista coletiva a imprensa, a criação de um convênio permanente entre a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para apurar denúncias de desmatamento ilegal em todo o Brasil. O convênio, batizado de Operação Arribação, terá o foco inicial na Amazônia. "A qualquer momento, em qualquer parte do país, os que estão fazendo as práticas irregulares e criminosas contra o meio ambiente poderão ser surpreendidos como foram agora no Mato Grosso", disse a ministra.

Uma quadrilha que atuava há 14 anos no Mato Grosso fraudando autorizações para exploração de madeira foi desmantelada hoje (2) pela Polícia Federal na Operação Curupira. O Ibama do Mato Grosso ficará sob intervenção por 60 dias e já tem uma equipe substituta nomeada. O fornecimento de novas Autorizações de Transportes de Produtos Florestais também está suspenso por 30 dias no estado e todos os servidores que operavam o sistema de controle estão descredenciados.

Nos próximos 90 dias, passarão por auditorias todos os Planos de Manejo Florestal em vigor no estado e todas as autorizações para desmatamento já concedidas pelo Ibama. As empresas do setor florestal do estado também serão inspecionadas, nos próximos 60 dias, a fim de verificar a autenticidade das informações cadastradas no Ibama.

Todos os servidores envolvidos nas fraudes responderão a processo administrativo disciplinar. Também serão ajuizadas Ações Civis Públicas de responsabilidade por danos ambientais contra as empresas e sócios envolvidos no esquema de corrupção e contra a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema/MT), que não poderá mais emitir autorizações para desmatamento. A Justiça Federal no estado também solicitou a busca e apreensão de todas as autorizações expedidas pela fundação.

SIGA-NOS NO Google News