Cassilândia, Domingo, 16 de Dezembro de 2018

Últimas Notícias

14/04/2005 07:35

Polícia Federal cria sistema para rastreamento de armas

Agência Câmara

Um sistema nacional de rastreamento para reprimir o tráfico de armas no Brasil foi anunciado ontem durante reunião da comissão parlamentar de inquérito que investiga o crime no País - a chamada CPI do Tráfico de Armas. Os deputados ouviram o diretor do Departamento de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal (PF), Getúlio Bezerra Santos, e o secretário de Segurança Publica do Paraná, Luiz Fernando Delazari.
Para criar a unidade especializada na repressão ao tráfico de armas, a Polícia Federal já começa a organizar um banco de dados com informações sobre armas apreendidas no País. A medida recebeu apoio e o presidente da CPI, deputado Moroni Torgan (PFL-CE), disse que vai pedir aos secretários estaduais de Segurança um levantamento sobre as armas apreendidas pelas polícias. O deputado comprometeu-se a entregar esses dados à PF.

Treinamento
Getúlio Santos informou que os policiais federais receberão treinamento da Organização das Nações Unidas (ONU) para combater o tráfico. A maior reclamação dos policiais, segundo ele, é a falta de preparo para realizar a apreensão de armamento. Inicialmente, 60 agentes federais serão treinados em rastreamento de armas por especialistas da ONU, a partir de junho. A intenção é ampliar esse número para 300 agentes.
O diretor da PF reconheceu que não existe hoje controle eficaz do armamento que circula no Brasil. Ele acredita, porém, que a CPI ajudará a trazer uma rápida mudança para este quadro. "Tem comerciante que nunca viu um fiscal de qualquer polícia que seja. Praticamente não existe fiscalização. Agora o problema está sendo visto pela CPI", afirmou.
Na próxima semana, a Comissão começa a ouvir testemunhas. A maioria são presos que podem ter ligação com o tráfico de armas. Alguns nomes serão mantidos em sigilo, mas o presidente da CPI afirmou que, a partir desses depoimentos, será possível montar uma radiografia do tráfico de armas no País.
Entre os nomes já divulgados para depor está o do tenente coronel da Polícia Militar do Paraná, Waldir Copetti Neves, preso por tráfico internacional de armas. A CPI também vai ouvir Eliana Aparecida Covolo, acusada de envolvimento com a organização criminosa PCC, em São Paulo.

Apreensões
Durante a audiência, Santos mostrou aos parlamentares fotos de armas apreendidas em vários estados, como Espírito Santo, Tocantins, Bahia e Goiás. Ele destacou operações realizadas em Recife (PE) e Porto Alegre (RS), em fevereiro deste ano, quando a Polícia Federal apreendeu mais de 300 armas e 2 milhões de itens de munição. A maioria chega ao País por contrabando ou é desviada das Forças Armadas. Em outra operação, realizada no início do mês em São Paulo, foram recolhidas armas de grosso calibre do PCC, usadas em assaltos a banco, a carros-fortes e em roubos de carga.



Reportagem - Adriana Marcondes e José Carlos Oliveira
Edição - Noéli Nobre


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Sábado, 15 de Dezembro de 2018
16:38
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 14 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)