Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Polícia deflagra megaoperação contra o PCC em MS

Correio do Estado - 15 de maio de 2014 - 10:43

Polícia deflagra megaoperação contra o PCC em MS

A Delegacia Especializada em Repressão ao Crime Organizado (Deco) deflagrou nesta quinta-feira (15) a Operação Pacto Contra o Crime. O objetivo da polícia era o de prender pessoas suspeitas de envolvimento com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Foram expedidos pela Justiça 99 mandados, sendo 85 de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão.

A operação, resultado de 10 meses de investigação, teve início às 4h e os policiais se reuniram na Academia de Polícia (Acadepol). Os mandados foram cumpridos em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Mundo Novo, Corumbá e Dois Irmãos do Buriti.

Pelo menos 20 pessoas foram presas em Campo Grande, sendo 16 por força de mandados judiciais e 4 em flagrante. Outros 15 internos do Presídio de Segurança Máxima da Capital tiveram a prisão decretada para impedir que deixem a unidade prisional caso estejam na iminência de conseguirem alvará de soltura.

Policiais contaram com apoio de um helicóptero da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Foram apreendidas drogas, armas, um carro roubado foi recuperado e, durante a investigação, foram descobertas e bloqueadas mais de 100 contas bancárias.

Atividades
De acordo com a Polícia Civil, essa facção criminosa obtém lucro por meio de crimes, como tráfico de drogas, associação para o tráfico, comércio ilegal de armas de fogo, roubos e homicídios. Todos esses crimes são cometidos por foragidos ou integrantes do PCC que estão em liberdade, a mando dos líderes das facções, a maioria deles presos, que dão ordens de dentro das penitenciárias.

A maioria das 99 pessoas identificadas durante a operação tem passagens por tráfico de drogas, roubo, homicídios e porte ilegal de arma de fogo.

A Operação Pacto Contra o Crime conta com apoio das unidades da Polícia Civil subordinadas ao Departamento de Polícia Especializada (DPE), Departamento de Polícia da Capital (DPC), Departamento de Polícia do Interior (DPI), Departamento de Inteligência Policial (DIP) e Acadepol, bem como a Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) da Sejusp e Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

O balanço da Operação será divulgado às 14h30min de hoje, em entrevista coletiva, que acontecerá na Delegacia-Geral de Policia Civil, no Parque dos Poderes em Campo Grande.

Colaborou Laura Holsback

SIGA-NOS NO Google News