Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Polícia Civil orienta a população contra golpes na internet

Thierre Monaco , noticiasms - 11 de fevereiro de 2011 - 17:05

Campo Grande (MS) – O uso da internet rápida e de fácil acesso à população trouxe, também, um aumento considerável de crimes relativos ao acesso a dados pessoais que são obtidos pelos infratores através da rede. Com objetivo de alertar a população contra os golpes on - line mais comuns, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Polícia Civil traz orientações básicas para evitar qualquer prejuízo à sociedade.

O investigador Michel Neves, da Polícia Civil é quem orienta com informações básicas para não cair em golpes advindos da internet. Para que isso não aconteça, o cidadão deve adotar um conjunto de medidas de prevenção que garantem a segurança na hora de acessar a internet. “ Atualização do anti-vírus, cuidados com sites pornográficos, de jogos e principalmente com o e-mail do cidadão, são algumas medidas que trarão a segurança on - line do usuário”, afirma Michel.

Considerada uma das principais ferramentas que facilitam golpes da internet, o cidadão precisa ter muito cuidado com o e-mail – considerado um dos principais receptores de vírus. Segundo o investigador, ao clicar em algumas mensagens , o internauta pode estar instalando um programa espião que funciona ocultamente no computador do cliente. “Esse programa espião não deixa rastros. Com ele, o infrator pode ter acesso a dados importantes como senha de banco, seqüência numérica de cartão de crédito e senha do próprio e-mail, o que dá a credibilidade para praticar mais golpes”, explica Michel. Um dos principais cuidados lembrados pelo investigador é com e-mails que possuem anexos e links diversos.

Cuidados

De acordo com o investigador, o cidadão deve ter cautela ao acessar alguns sites. É sempre bom evitar entrar em endereços eletrônicos através de links e banner´s de outros sites. A recomendação é entrar direto no endereço desejado, aumentando assim a segurança do cidadão. Para saber que o site acessado é seguro, ao acessar a página, haverá um cadeado no canto direito que indica que os dados informados não serão interceptados e estão sendo enviados de maneira segura. Em relação à segurança das máquinas , é importante que o anti-vírus seja atualizado constantemente. O ideal é que o programa seja atualizado assim que a conexão é iniciada.

Em relação aos sites de compra, é preciso ter cuidados com ofertas absurdas, sites desconhecidos e principalmente os sites que intermedeiam compras (que fazem o elo entre o comprador e vendedor). “Neste caso, o site pode ser confiáviel, mas não se sabe da idoneidade da pessoa que está oferecendo o produto”, explica o investigador. O mais apropriado é que a compra seja feita diretamente no endereço virtual da loja. Segundo investigador, existem sites que disponibilizam informações e pontuações referentes a satisfação de outras pessoas que já adquiriram o produtos nos mesmos.

Orientação

Segundo Michel, com acesso a esses dados obtidos através da internet, o infrator pode cometer crimes como estelionato e furto qualificado mediante fraude. O primeiro caso é mais comum registrado em casos de compra pela internet. O consumidor que se sentir lesado em compras realizadas na rede deve registrar uma ocorrência notificando a ação para a polícia. O registro pode ser feito em qualquer delegacia. A orientação da Polícia Civil é que a vítima leve uma cópia da página utilizada, para anexo no boletim de ocorrência.



SIGA-NOS NO Google News