Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Polícia alerta comerciantes sobre o 'golpe da arara'

18 de dezembro de 2007 - 15:27

A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Defraudações, Falsificações, Falimentares e Fazendários de Mato Grosso do Sul (Dedfaz) faz alerta para o aumento de casos do “golpe da arara”. O bandido, de posse de documentos furtados e/ou falsificados, ou ainda fazendo uso de um laranja, abre uma empresa e conta em banco para poder usar talão de cheque. Ao pegar o talonário passa a fazer compras em grande escala, de diversas mercadorias, com pagamento pré-datado.

O fornecedor checa a conta, os serviços de proteção ao crédito e não encontra irregularidades porque a empresa é nova. Como não há negativação, de boa-fé acaba vendendo. Quando o primeiro cheque vai para a compensação – até 60 dias após a compra – é devolvido por falta de fundos. Na hora da cobrança, o vendedor procura pela empresa que já fechou e não deixou contato.

Os produtos são rapidamente revendidos, na maioria das vezes bem abaixo do preço de mercado. Com o dinheiro, os golpistas somem deixando enormes prejuízos. A delegacia tem casos registrados de tombos na praça superiores a um milhão de reais, em menos de um mês.

Para evitar ser vítima do “golpe da arara” a polícia orienta o vendedor a conferir atentamente os documentos com objetivo de comprovar a autenticidade; verificar se há cadastro nos serviços de proteção ao crédito e confirmar a existência dos números do RG, CPF, CNPJ e inscrições estaduais apresentados.

Outra dica do delegado Marcos Takeshita é pedir referências pessoais, comerciais e bancárias. “Mesmo com a conta bancária sendo nova, checando as referências é possível ter mais segurança antes de fechar o negócio. E se mesmo depois disso, ainda estiver desconfiado, enrole um pouco, deixe para fechar a venda ou entregar o produto em dois dias, por exemplo. Nesse intervalo cheque melhor os dados e comunique a polícia”, orientou o delegado.

SIGA-NOS NO Google News