Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Poeta e rotariano é homenageado na 77 Expogrande

Michelle Lumy Alamine, Assessoria - 24 de abril de 2015 - 07:47

Poeta e rotariano é homenageado na 77 Expogrande

Na noite de ontem (23), poeta e grande escritor Abílio Leite de Barros, membro do Rotary Club Campo Grande, recebeu homenagem durante abertura oficial da 77ª edição da Expogrande, maior feira agropecuária da região Centro-Oeste. A solenidade foi realizada no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, com a presença de 400 pessoas, entre autoridades, produtores rurais, convidados, companheiros do clube e imprensa.

Organizada pelo Sindicato Rural e pela Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), a cerimônia de abertura contou com o prestígio do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja; da vice, Rose Modesto; Presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi; e do Padre José Marinoni, Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Compartilhar a história e trajetória do Dr. Abílio Leite de Barros foi a tarefa de Antônio Moraes Neto, produtor rural, amigo há quarenta anos e companheiro de Rotary Club Campo Grande. "É uma honra poder falar sobre uma figura tão importante quanto ele, pois além de uma grande pessoa, é um grande amigo", afirmou.

Conselheiro fiscal efetivo do Sindicato Rural de Campo Grande, Abílio Leite de Barros já ocupou praticamente todos os cargos de direção na instituição e foi o escolhido para ser estampado em selo comemorativo dos Correios. "Durante quarenta anos da minha vida o Sindicato Rural e a Acrissul foram as minhas casas, onde passei parte considerável da minha história, e aprendi muito. Nunca pensei que seria homenageado desse modo, fiquei emocionado e um pouco encabulado, mas me senti muito honrado", confessou.

Nascido em Corumbá no ano de 1929, o poeta viveu até os 10 anos de idade na Fazenda Rancharia, de propriedade da família. E, apesar do enorme currículo, Abílio continua surpreendendo, além de pecuarista pantaneiro, é advogado, escritor, ex-governador do Rotary Club do Distrito 4470 (que abrange Mato Grosso do Sul) e membro do Rotary Club Campo Grande há ¿¿ anos, atuando frequente e fervorosamente em ações em prol da sociedade.

Durante discurso, o Presidente da Acrissul, Chico Maia, afirmou que Abílio foi a escolha certeira como homenageado do ano. "Abílio representa exatamente a sociedade de Campo Grande, a qual admira e respeita", confessou. Ainda agradeceu a presença e participação do público durante todos os seis anos que organizou a Expogrande. "Durante esses seis anos, pensei em dar o melhor de mim, e hoje quero agradecer de coração à todos que estão aqui e aos produtores rurais, que trouxeram para a feira o melhor da produção genética para participar dos nossos leilões", finalizou.

Esse tipo de homenagem, denominada "obliteração", é outorgada à personalidades ligadas ao agronegócio. No ano passado, a deferência foi concedida para o ex-presidente da Acrissul e líder Rural Eduardo Machado Metello. Nos anos anteriores foram homenageados Laucídio de Souza Coelho, Lúdio Martins Coelho, Pedro Pedrossian e Wilson Barbosa Martins.

A feira agropecuária segue até o dia 3 de maio, com exposições, leilões e novidades do setor agropecuário, contando também com shows de ídolos como Zezé di Camargo e Luciano, Gustavo Lima e Almir Sater. No ano passado, segundo a Acrisul, a Expogrande movimentou aproximadamente R$ 594,5 milhões e nas últimas edições do evento, o número de pessoas que participaram foi de aproximadamente 200 mil.

Sobre o Rotary Club - Paul Harris sonhou com o Rotary e em 23 de fevereiro de 1905 fundou o primeiro clube, sem saber a proporção que tomaria futuramente. Hoje é um dos nomes mais conceituado e respeitado do mundo, conhecido como uma organização internacional que ajuda a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Rotary em Inglês significa "rotativo", "giratório", nomeado devido ao rodízio, pois cada reunião era feita em um lugar diferente com o objetivo de discutir ideias e, assim, estreitar o companheirismo.
Atualmente há 34.797 clubes espalhados em 219 países, contando com 1.213.347 rotarianos, sendo 234.467 mulheres. No Brasil, o número de clubes é de 2.391, com o total de 56.122 rotarianos. E somente em Campo Grande há oito clubes, sendo o Rotary Club Campo Grande o mais antigo, com 75 anos.

Poeta e rotariano é homenageado na 77 Expogrande

SIGA-NOS NO Google News