Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/10/2007 17:30

Pode ser criada ZPE em Ponta Porã; Senado vota amanhã

Agência Senado

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado votará nesta quinta-feira (18), em reunião marcada para as 11h, nove projetos de lei que determinam a criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. Todos os projetos têm voto favorável dos seus relatores.

Os senadores do PSDB Arthur Virgílio (AM) e Mário Couto (PA) apresentaram dois projetos cada um. O primeiro senador pede a criação de ZPEs nos municípios de Tabatinga e Itacoatiara, ambos no estado do Amazonas (PLS 458/07 e PLS 457/07). Mário Couto propõe a criação de ZPEs nos municípios de Tucuruí e Breves, localizados no Pará (PLS 489/07 e PLS 490/07). Ainda para contemplar a região Norte, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) apresentou proposição (PLS 529/07) que pede a criação de ZPE no município de Gurupi, em Tocantins.

O senador Jayme Campos (DEM-MT) é autor do projeto (PLS 441/07) que determina a criação de ZPE no município de Alta Floresta, e seu estado. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) propõe a criação da ZPE no município de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul (PLS 491/07). O projeto (PLS 534/07) do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) determina que seja instituída ZPE em Anápolis, município de Goiás. O projeto do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) dispõe sobre a criação de ZPE em Santana do Livramento, município no Rio Grande do Sul (PLS 361/07).

As Zonas de Processamento de Exportação caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados fora do país. Normalmente, são criadas em regiões menos desenvolvidas com o objetivo de reduzir os desequilíbrios regionais.

A CDR deverá votar também projeto de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO) que altera o artigo 1º da lei que dispõe sobre as operações com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste (Lei 10.177/01). O projeto (PLS 362/07) visa a reduzir os encargos financeiros dos empréstimos concedidos. A matéria recebeu voto favorável do relator, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

Também está na pauta da comissão projeto (PLS 69/07) do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que institui o "Selo Estatuto da Cidade" aos municípios que tenham impulsionado a implementação e a consolidação das metas, ações e diretrizes contidas na lei que estabelece diretrizes gerais da política urbana (Lei 10257/01). Essa lei regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição, que tratam da Política Urbana.

Em sua justificativa, Inácio Arruda afirma que os municípios contemplados com o selo receberão benefícios da União para a execução de programas sociais, em especial nas áreas de saneamento, infra-estrutura, transporte. O projeto de lei tem voto favorável da relatora, senadora Fátima Cleide (PT-RO).

Da Redação / Agência Senado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)