Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Poço para resgate de mineiros no Chile está totalmente perfurado

Agência Brasil - 09 de outubro de 2010 - 11:52

Brasília – Está totalmente perfurado o poço que servirá para o resgate de 33 pessoas que trabalham na Mina de San José, no Deserto de Atacama, Norte do Chile. De acordo com a agência de notícias britânica BBC, uma das três máquinas perfuradoras da mina alcançou o ponto onde estão os mineiros, a cerca de 700 metros abaixo da superfície, por volta das 9h05 de hoje (horário de Brasília).

Segundo o ministro da Mineração chileno, Laurence Goldborne, o resgate começará “em três ou oito dias”, conforme a decisão de revestir as paredes do túnel que foi aberto. O ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, explicou que a última parte do túnel, em rocha maciça, deve ser bem polida para o resgate. Mañalich afirmou que o início do resgate deve começar na próxima terça-feira (12).

Quando túnel for liberado, o resgate será feito por meio de uma cápsula de aço, projetada pela Marinha chilena. A operação de resgate de cada um dos homens presos deve durar uma hora. A mina, de jazida de cobre, é explorada pela companhia mineradora San Esteban, de capital norte-americano.

De acordo com a agência de notícias argentina Telam, os familiares dos 33 mineiros (32 chilenos e 1 boliviano), acampados próximos à jazida, comemoraram a chegada da perfuradora T-130 ao interior da mina. “É um milagre de Deus e da Virgem. Estou feliz” disse uma parente do mineiro Gustavo Frasquillo, preso na mina desde 5 de agosto.

Edição: Talita Cavalcante


SIGA-NOS NO Google News