Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/11/2004 07:15

PMDB ouvirá as bases para saber se sai do governo

Marcos Chagas/ABr

Brasília - Os peemedebistas transferiram para a convenção nacional do partido a decisão de deixar ou não a base de sustentação política ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em reunião hoje, em Brasília, a Direção Nacional do partido, governadores e ministros acordaram que os diretórios municipais e estaduais realizarão convenções até o dia 5 de dezembro próximo para fechar questão sobre o apoio ao governo federal. A convenção nacional extraordinária acontecerá no dia 12 de dezembro.

A proposta de se ouvir as bases do partido, antes de uma decisão, partiu do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA).

O governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, disse que na maioria dos estados o PMDB é adversário do PT, o que deverá influenciar nas convenções estaduais. Além de Pernambuco, os peemedebistas de São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná já adiantaram que encaminharão em suas convenções pelo rompimento com o governo federal.

O presidente do Senado, José Sarney (AP), foi voz contrária ao afastamento peemedebista da base do governo. "Votei no presidente Lula e fui um dos primeiros a apoiá-lo", lembrou. Ele disse ainda que o PMDB não tem nome para bancar uma candidatura própria à Presidência da República em 2006.

Sarney ressaltou que na reunião desta quarta-feira era majoritária a presença dos peemedebistas que defendem o afastamento, o que, acredita, não se repetirá na Convenção Nacional. Ele rebateu a vinculação de um possível rompimento com o governo com a reeleição para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado. "A reeleição não tem nada a ver com isso. Trata-se de cicatrizes das eleições municipais", disse.

O presidente do PMDB, Michel Temer (SP), disse que sentiu "uma vibração intensa (na reunião de hoje) de o PMDB ter um caminho próprio", ressaltando que a decisão final caberá à Convenção Nacional de dezembro. "Se a convenção decidir pelo caminho próprio, vamos por ele. Se decidir permanecer no governo federal, será vontade majoritária do partido", afirmou.

O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira (CE), tentou reduzir o impacto político das discussões entre os peemedebistas. "Antes de entrar no governo o PMDB fez essa mesma discussão e não tem fato novo sobre isso", disse. De acordo com o ministro, a posição pelo afastamento, dos governadores, sempre foi conhecida. Ele considerou correta a decisão do partido de ouvir suas bases nos estados antes de tomar uma posição com relação ao governo.

Eunício Oliveira criticou a proposta de "independência" do PMDB. "Independência não existe, ou é governo ou é oposição", sentenciou.

O senador Pedro Simon (RS) defendeu a ida do PMDB para oposição. Segundo ele, "uma oposição não radical, mas crítica ao governo federal".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)