Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

04/10/2004 14:33

PMDB e PSDB vencem maior número de cidades

Ellis Regina / Radiobras

Na reta final da apuração nos municípios brasileiros, o número de municípios conquistados segundo o partido evidencia a hegemonia do PMDB e o crescimento de PT, PL, PPS, PSB e PV. Às 13h30, o número de apurações concluídas era de 5.463. As cidades com mais de 200 mil eleitores que terão segundo turno são 44. O PT e PSDB se enfretam em 10 delas: Cariacica, Contagem, Cuiabá, Curitiba, Ponta Grossa, São Paulo, Osasco, Santo André, Diadema e Vitória.

Até o momento, o PMDB reduziu o número absoluto de cidades administradas, mas mantém a maior fatia com 1.036 vitórias nessas eleições. Em 2000, o partido elegeu 1.257 prefeitos. No segundo turno, o PMDB vai disputar 13 prefeituras, das quais uma é de capital. Em Goiânia, o candidato do partido, Íris Resende, vai disputar o segundo turno com o candidato petista, Pedro Wilson. O PMDB só conseguiu eleger o prefeito de uma capital no primeiro turno, em Campo Grande, com Nesinho Trad.

O PSDB, que tinha vencido em 990 prefeituras há quatro anos, elegeu, no primeiro turno, 849 candidatos e vai disputar o segundo turno de 20 prefeituras. O PFL, outro partido da oposição, já garantiu a vitória em 781 localidades, o que representa, até agora, uma queda diante dos 1.028 municípios de 2000.

O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também cresceu neste pleito. O partido já obteve a administração de 394 prefeituras – 207 a mais do que no anterior. Além de conquistar dois dos maiores colégios eleitorais do país neste primeiro turno, Belo Horizonte e Recife, o PT venceu a eleição para prefeito em outras quatro capitais: Aracaju, Macapá, Rio Branco e Palmas. No total, os petistas vão disputar o segundo turno em 23 municípios.

PPS, PSB, PDT e PL também tiveram aumentos significativos. Ainda sem finalizar toda a apuração, PPS obteve 295 prefeituras, um aumento de 129 em relação a 2000. O PSB já venceu em mais 37 cidades do que o número anterior – 133. O PDT já fez 296 prefeitos, ou seja, 8 a mais. Por último, o PL aumentou para 380 o número de municípios governados - 146 a mais do que há quatro anos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)