Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PMA prende mais um pescador durante a piracema em MS

Notícias MS/ Aline Lira - 25 de novembro de 2011 - 16:24

A Polícia Ambiental (PMA) prendeu na última quinta-feira mais um pescador que pescava no período de piracema. A prisão foi realizada em decorrência de uma denúncia feita aos policiais de que um pescador, de 51 anos, praticava pesca predatória quase diariamente pela madrugada no rio Anhanduí.

O homem foi pego em flagrante armando anzóis de galho (petrechos proibidos), no rio, no município de Nova Alvorada do Sul. No local foram desarmados dez anzóis de galho com iscas vivas, que o pescador tinha acabado de armar. Outros dez anzóis foram apreendidos, além de um barco e um motor de popa.

O pescador foi autuado em flagrante por pesca predatória e multado em R$ 2 mil. Ele e o material apreendido foram encaminhados à delegacia de polícia civil. Além de responder pelo crime ambiental o homem poderá pegar pena de um a três anos de detenção.


Alerta

Segundo a PMA a única pesca permitida neste período é pesca de subsistência na bacia do Rio Paraguai e nos rios de domínio de Mato Grosso do Sul e na Bacia do Paraná.

“Subsistência é manutenção da vida. Então, quem pode pescar é o ribeirinho que precisa do peixe para se alimentar. Ele pode capturar três quilos, ou um exemplar, respeitando as medidas permitidas, mas não pode comercializar o peixe. A população das cidades lindeiras e as pessoas que vão passar o final de semana em ranchos às margens dos rios não podem pescar de modo algum”, explica o tenente-coronel responsável pelo 15º Batalhão da Policia Militar Ambiental (BPMA), Carlos Matoso Braga.

Nas Lagoas das Usinas do Rio Paraná pode haver a captura de dez quilos mais um exemplar de peixes exóticos e não nativos da bacia, tais como: tucunaré, corvina, tilápia, bagre africano e porquinho.






SIGA-NOS NO Google News