Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PMA: novo comando divulga balanço de 90 dias de trabalho

Polícia Militar Ambiental - 12 de julho de 2007 - 18:46

Sargento PiresArquivo
Sargento PiresArquivo

O Comando da Polícia Militar Ambiental (PMA) em Cassilândia divulga um balanço das atividades de fiscalização desenvolvidas nos primeiros 90 dias sob a direção do novo Comandante, 1° Sargento PM Wilmar Pires de Menezes.

Houve significativo empenho da fiscalização nas patrulhas terrestres, onde foram vistoriados cerca de 70 propriedades rurais e 45 estabelecimentos comerciais e industriais, que desenvolvem atividades potencialmente poluidoras (frigoríficos, laticínios, torrefação de café, secadores de grãos, produtores de ração, granjas, etc.).

Como resultados diretos da fiscalização, 21 pessoas foram autuadas por crimes ambientais diversos (desmatamento, poluição, falta de licenciamento ambiental, extração ilegal de madeiras, abandono de embalagens de agrotóxicos e outros). Foram apreendidos 96 aves da fauna silvestre, 04 gaiolas, 02 armadilhas, 230 estéreo de lenha nativa, 31,96m³ de madeira de aroeira, 3,10 m³ de madeiras serradas diversas, 172mdc de carvão vegetal nativo, 05 unidades de moto-serra, 01 unidade de serraria móvel, e 01 unidade de serraria fixa elétrica. As multas aplicadas neste período, somaram o total de R$ 412.680,00.

O Comandante explica que ainda não houve mudanças significativas na estrutura da PMA, apenas uma reorganização do efetivo e uma intensificação das atividades de fiscalização nos 05 municípios atendidos pela Unidade (Cassilândia, Inocência, Chapadão do Sul, Costa Rica, Alcinópolis e Figueirão). Além da fiscalização, a PMA desenvolve atividades de educação ambiental através de palestras e atende as Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Comarcas, realizando vistorias e atendendo denúncias.

O Sargento PM Pires se diz inicialmente satisfeito com os resultados obtidos nos primeiros 90 dias de Comando, pois a PMA Cassilândia conta com apenas 11 homens, uma viatura e 01 barco, para atender uma extensa área, onde ocorre todo tipo de condutas lesivas ao meio ambiente. Espera contar com reforço ao efetivo, para estar melhorando as atividades de fiscalização e educação ambiental, principalmente nos períodos mais críticos, como a piracema.

Embora as multas aplicadas somem considerável valor, o Comando esclarece que o foco das atividades é a prevenção, através da orientação e educação ambiental.

A PMA Cassilândia coloca a disposição o telefone da Unidade (67) 3596-3405 e e-mail: [email protected], para o recebimento de denúncias e esclarecimentos a população.

SIGA-NOS NO Google News