Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PMA divulga balanço da Operação Padroeira do Brasil

PMA - 13 de outubro de 2009 - 11:33

A Polícia Militar Ambiental encerrou hoje às 08:00h, a “Operação Padroeira do Brasil”, que contou com 80% do seu efetivo que é de 330 homens. Durante todo este mês de outubro é comum a Polícia Militar Ambiental manter o patrulhamento reforçado nos rios, em razão de ser, normalmente, o último mês de pesca aberta, fator que eleva o número de turistas de fora, além da própria população do Estado nos rios praticando pesca. Em razão do feriado, a PMA intensificou ainda mais a fiscalização nos rios.

Por outro lado, outros crimes ambientais foram combatidos, em especial, o tráfico de animais silvestres, em virtude de estarmos vivendo o período de reprodução do papagaio, que é o nosso animal mais traficado. Foram desenvolvidas também barreiras e combate ao desmatamento e carvoarias irregulares, com visitas às propriedades rurais. (Foi autuada 01 pessoa por desmatamento e fechada 01 serraria, além de autuação por despejo de lixo irregular e lenha sem origem).

Três equipes da sede (Campo Grande) trabalharam itinerantes, em fiscalização em área não definida, fiscalizando todos os tipos de crimes e infrações ambientais, em contado com as equipes de rios, para a movimentação de presos e materiais para as delegacias, caso aconteçam prisões em flagrante. (Autuaram 01 pescador com petrecho proibido).

Os trinta novos policiais que receberam treinamento no município de Amambai, no Salto do Pirapó, participaram da operação acompanhados por Oficiais e Sargentos treinados, servindo como aulas práticas. Trabalharam em toda a região da grande Dourados e fronteira. (Autuaram 04 pescadores sem licença e prenderam 02 pessoas por pesca predatória).

No geral foram 20 autos de infrações com multas superiores a R$ 240 mil e 12 pessoas presas. O destaque foi a apreensão de grande quantidade de toras de madeira irregulares (537). As maiores ocorrências foram relacionadas à pesca predatória, sendo apreendidos 59 kg de pescado. Vale destacar, a grande quantidade de pescadores presos com pouco pescado apreendido, demonstrando a importância da fiscalização intensa, o que evita captura de grande quantidade de pescado, além, do fator preventivo, pois, ao ver os policiais nos rios, mesmo as pessoas que tencionavam pescar irregularmente não o fazem.




Matérias de responsabilidade da PMA

SIGA-NOS NO Google News