Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PMA autua fazendeiro por extração de madeira

Notícias MS/ Aline Lira - 02 de março de 2012 - 14:30

A Policia Ambiental (PMA) autuou na quinta-feira (1º) um fazendeiro do município de Anastácio no valor de R$ 34,1 mil, por exploração de madeira aroeira, protegida por lei. Ao todo foram encontrados 57 metros cúbicos de aroeira armazenada e preparada para cerca, sem o Documento de Origem Florestal (DOF).

Dos 57 metros cúbicos encontrados na propriedade rural, 2.902 eram pedaços, lascas, e 196, postes. Além disso, ainda foram apreendidos 15 metros cúbicos de madeira das espécies angico e ipê, também prontos para a confecção de cerca. Eram 957 lascas e 39 postes.

De acordo com a PMA, a ação aconteceu durante uma operação de combate à exploração ilegal de madeira, nas propriedades rurais na região. Essa foi a segunda maior apreensão de madeira, do tipo aroeira, dos últimos quatro anos. Em fevereiro deste ano a PMA havia realizado a preensão de 67 metros cúbicos de aroeira, no município de Bela Vista.

Toda a madeira foi apreendida e o proprietário da fazenda responderá por crime ambiental. A pena para esse tipo de crime é de um a dois anos de reclusão.

Segundo a PMA, há uma portaria do Ibama, nº 83/1991, que proíbe o corte da aroeira e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem o devido plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Em caso de desmatamentos autorizados, essas espécies também não podem ser cortadas.

SIGA-NOS NO Google News