Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PMA autua dois fazendeiros paulistas por extração ilegal de madeira

Notícias MS/ PMA - 24 de junho de 2013 - 15:20

A Policia Militar Ambiental (PMA) de Cassilândia localizou neste domingo (23) durante fiscalização em duas fazendasno município de Inocência, a derrubada de árvores para exploração da madeira sem autorização ambiental. A PMA verificou na sede de uma das fazendas diversas madeiras desdobradas em caibros e vigas, com sinais recentes de exploração, com pedaços de toras de derrubadas.

Em vistoria na propriedade, os policiais localizaram várias árvores de grande porte derrubadas das espécies faveiro e angico, dentro de uma área de pastagem e próximas a uma rede de alta tensão que passa pelo local. Foram apreendidos 8 m³ de madeira.

O proprietário da fazenda, de 62 anos, residente em Votuporanga (SP) foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.400,00. A mesma equipe localizou em outra fazenda vizinha mais 7 m³ de madeira que estavam sendo explorados também sem autorização ambiental.

A madeira que estava desdobrada em tábuas e estacas para cerca foi retirada de árvores das espécies angico e faveiro, que os policiais encontraram derrubadas na propriedade. O proprietário da fazenda, de 55 anos, residente em São José do Rio Preto (SP) também foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.400,00. Os dois proprietários também responderão por crime ambiental. Se condenados, poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção.

A PMA lembra que os proprietários rurais podem aproveitar até 20 m³ de madeira desvitalizada em suas propriedades. Apenas devem fazer um requerimento junto à Secretária de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento da Ciência e Técnologia (Semac) e Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Jéssica Honório

SIGA-NOS NO Google News