Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PMA apreende medicamentos vencidos encontrados em terreno baldio

Bruna Girotto - 10 de janeiro de 2013 - 13:39

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Campo Grande apreendeu na noite de ontem (9), durante uma vistoria em um terreno baldio no bairro Santo Antônio, duas sacolas contendo medicamentos, todos com seus prazos de validade vencidos. De acordo com a PMA, além dos medicamentos, foram encontradas receitas e uma lista detalhada da medicação.

Após a denúncia, os policiais recolheram o material e o encaminharam até a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Proteção ao Meio Ambiente (Decat). Assim que se comprove a autoria, os responsáveis responderão por crime de poluição ambiental, cuja pena prevista é a de um a cinco anos de reclusão.

Conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, medicamentos vencidos devem ser incinerados em local próprio. Depositar esses resíduos em terrenos ou jogá-los na rede de esgoto pode ocasionar contaminação de solo, lençol freático, rios e até mesmo atingir fauna e flora local. As clínicas, hospitais e farmácias devem ter um plano de gerenciamento para o correto descarte de medicamentos vencidos, para minimizar a possibilidade desses produtos causarem danos à saúde da população ou prejudiquem de alguma forma o meio ambiente.

SIGA-NOS NO Google News