Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PM realiza concurso para sargento neste domingo

Aline Morais - 21 de outubro de 2010 - 12:21

Campo Grande (MS) – Mais de dois mil policiais militares fazem, no próximo domingo, a primeira fase do processo seletivo para garantir uma das 60 vagas no Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Cabos e soldados estáveis disputam uma colocação via concurso, que inclui prova teórica, exame médico e aptidão física.

Ao todo foram disponibilizadas 210 vagas para o posto de 3º sargento, sendo 150 por critérios de antiguidade e tempo de serviço na PMMS e 60 por meio do concurso de habilitação intelectual. A concorrência é grande. Supera os 35 candidatos por vaga. No dia 24, 2107 pessoas fazem – nos colégios Mace e Joaquim Murtinho -teste de 100 questões, sendo 70 de português, história, geografia e atualidades brasileiras e 30 específicas de suficiência policial militar.

“A realização desses processos seletivos é mais um compromisso assumido pelo governo do Estado que está sendo cumprido com a tropa. Beneficia diretamente os policiais militares mais antigos e também aqueles que melhor se prepararem quando se privilegia o critério da intelectualidade”, disse o comandante-geral da PMMS,coronel Carlos Alberto David dos Santos.

Segundo o diretor de ensino, tenente-coronel Luiz Altino, a formação de novos sargentos também refletirá em benefícios para a comunidade. “A PMMS está formando novos auxiliares para a gestão e comando do policiamento. A sociedade irá receber policiais melhores preparados e prontos para atuar em várias funções do policiamento. Além disso, a instituição estava carente de profissionais bem formados, que passaram por uma seleção rigorosa como essa. Há seis anos a PMMS não realiza esse curso de formação”, disse.

Outra vantagem apontada pelo tenente-coronel é que todos os aprovados no processo seletivo já serão policiais militares, o que reduz o tempo e melhora a qualidade da formação. “O concurso é apenas interno. Só é possível ingressar no quadro de praças pelo concurso de soldado. Essa foi uma conquista da categoria, que privilegia o profissional com a possibilidade de progressão funcional. A sociedade também ganha com isso porque o tempo de formação é menor. Seis meses são suficientes porque não é preciso ensinar o básico da profissão e sim as peculiaridades do posto que irão ocupar”, explicou o diretor de ensino.

A previsão é que os alunos do CFS comecem o curso no dia 1º de dezembro. O conteúdo programático inclui temas fundamentais para a perfeita formação do 3º sargento, que tem ocupações específicas como: comandar destacamentos, grupos ou guarnições, assessorar administrativamente, assumir função de escrivão em processos administrativos e atuar na gestão do quartel.

As aulas serão ministradas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, em período integral durante a semana, somadas a atividades extras externas, após as 18h, em qualquer dia.


SIGA-NOS NO Google News