Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Últimas Notícias

30/11/2013 07:40

PM lança plano de policiamento para período de festas de fim de ano

Notícias MS

O Comandante-Geral da PMMS coronel Carlos Alberto David dos Santos e o comandante do Policiamento Metropolitano (CPM) coronel Evaldo Iahn Mazuy, apresentam neste sábado (30) às 8h, na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande (MS), o plano de policiamento especial para o período de Natal e Ano Novo, que começará a ser executado logo após o lançamento oficial.

“Elaboramos uma proposta específica, pensada, estruturada para o período. Embasamos nossas ações em estatísticas, levantamentos feitos pela Agência Central de Inteligência, nos resultados, sugestões e experiências anteriores. Mais uma vez, conseguimos aperfeiçoar o plano com a importante e indispensável participação das pessoas que serão atingidas diretamente pelo policiamento especial”, justificou o comandante-geral.

Os representantes da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande e da Câmara de Dirigentes Lojistas ficaram satisfeitos com a proposta, conforme o presidente do Conselho Comunitário da Área Central e comerciante Adelaido Luis Espinosa Vila. “Mais uma vez a PM fortaleceu a relação com a comunidade porque o plano não é elaborado de cima para baixo e sim a com a participação efetiva da comunidade. A cada ano aperfeiçoamos o plano e sanamos eventuais falhas. Acredito que o plano atenderá plenamente nossas necessidades”, disse.

A PM irá reforçar o policiamento na área central e em outros corredores comerciais de Campo Grande. O principal foco é na área formada pelas ruas e avenidas Salgado Filho, Eduardo Elias Zahran, Mascarenhas de Moraes, Coronel Antonino e Ceará, com ênfase no quadrilátero central 26 de Agosto, Rui Barbosa, Mato Grosso e Calógeras. Entretanto, outros bairros como Moreninhas, Jardim dos Estados, São Bento, São Francisco, Tiradentes e a região da Júlio de Castilhos receberão policiamento especial. Destaques também para terminais de ônibus, Camelódromo, Mercado Municipal, shoppings e feiras livres. “No início, o foco era apenas a área central, mas a cidade cresceu e há comércios em bairros, em shoppings que também merecem nossa atenção especial. Nesses locais, passam centenas de pessoas que movimentam grande quantidade de dinheiro, o que atrai a ação de criminosos. O que nós queremos é evitar que pessoas mal-intencionadas atrapalhem as famílias que vão às compras de fim de ano”, explicou o coronel David.

A ação policial começará antes da abertura do comércio e seguirá até após o fechamento para garantir a tranquilidade de comerciantes, funcionários e consumidores durante as compras e na volta para casa.

O policiamento especial inclui rondas com viaturas motorizadas (quatro e duas rodas), policiamento montado, ciclístico e a pé – realizado em duplas. Ainda haverá a participação da Agência Central de Inteligência, municiando o policiamento ordinário com informações e contato direto de comerciantes com os comandantes da área para que o atendimento, caso necessário, seja no menor tempo possível. O Batalhão de Polícia Militar de Choque e o de Trânsito reforçam e apoiam os batalhões de área 1º, 9º e 10º BPM. Serão três turnos de trabalho que resultarão num reforço de cerca de 300 PMs ao policiamento ordinário. “O principal é o policiamento a pé. O montado e o ciclístico priorizarão áreas de maior concentração de pessoas e o motorizado atuará em apoio. Destacamos viaturas motos e quatro rodas especificamente para esse fim. Nosso objetivo é assegurar a segurança das famílias, das pessoas que usam seus recursos para comprar presentes para as festas. Cuidando da área comercial, garantimos a tranquilidade de toda comunidade”, disse o comandante do CPM.

O plano será executado a partir das 8h do dia 30 de novembro (com lançamento na Praça o Rádio Clube) e seguirá até o dia 3 de janeiro de 2014, conforme o horário de funcionamento do comércio. Estende-se até após às 20h – de 3 a 7/12 e 24/12 -, às 18h – 8 e 31/12 -, às 22h – 10 a 22/12 (exceto domingos) -, e das 9 às 17h – domingos entre 2 e 30/12.

O policiamento especial, nos moldes de gestão compartilhada e participação efetiva, foi implantado em 2009. Desde então, tem gerado anual queda na criminalidade. No primeiro ano, a redução foi de 24% no número de ocorrências registradas, quando comparado com 2008. Em 2010, foram -32,3% furtos e -80% roubos a comércios. Em 2011, o índice foi de -80% nos furtos e, no ano passado, de -36,5% furtos e -41% roubos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)