Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

31/05/2007 09:06

Pleno declara inconstitucionais leis de isenções

TJ/MS

Na sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (30/05), os desembargadores decidiram pela inconstitucionalidade formal e material das leis municipais de Rochedo, de números 519, 520, 521, 522, 523 e 524, todas de 2006, que tratam de isenções tributárias aos contribuintes da cidade.

A ação direta de inconstitucionalidade (Adin) foi impetrada pelo prefeito de Rochedo contra ato da Câmara Municipal de Rochedo, sob a alegação de que as leis mencionadas apresentam vício de forma, pois foram sancionadas e publicadas pelo órgão legislador apesar dos vetos proferidos pelo executivo municipal. Segundo o impetrante, não foram observados os procedimentos que autorizam à Câmara Municipal derrubar vetos do prefeito municipal, contrariando o princípio da separação e independência dos poderes.

O requerente ainda afirma que as leis são materialmente inconstitucionais, pois autorizam o aumento de despesa que recai na prefeitura municipal, gastos estes de competência privativa do Poder Executivo, que possui a responsabilidade de deflagrar o respectivo procedimento legislativo.

O relatório do julgamento destaca que o legislativo deve observar os limites de suas atribuições previstos na Constituição Federal. A relatora do processo votou favoravelmente à ação direta de inconstitucionalidade, acompanhada por todos os desembargadores, e ordenou que os efeitos de sua decisão sejam ex tunc, isto é, a partir da decisão, alcançando situações já consolidadas.
Autoria do Texto:Secretaria de Comunicação Social

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)