Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Plantio de florestas contribui com alta de 16% no abate de bovinos em MS

Nícholas Vasconcelos, Campo Grande News - 28 de março de 2013 - 19:03

 avanço do plantio de florestas é um dos fatores que podem ter contribuído para o aumento de 16% no abate de bovinos em Mato Grosso do Sul no mês de fevereiro. A avaliação é da assessora técnica do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Adriana Mascarenhas.

De acordo com o informativo Casa Rural, baseado nos dados da SFA (Superintendência Federal de Agricultura), em fevereiro foram abatidos 334 mil bovinos no Estado em fevereiro, enquanto no mesmo período do ano passado foram 287 mil animais.

Adriana explica que são vários os fatores6% que contribuem para a elevação, entre eles a mudança na matriz econômica de Mato Grosso do Sul. Regiões tradicionalmente destinadas somente à pecuária, como a Leste e Nordeste do Estado, estão se voltando para a Silvicultura.

“A partir do momento em que o produtor diversifica a produção a tendência é descartar os animais com menor produtividade”, avalia. Essa diversificação vem da integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Para ela, com esta integração o produtor rural dá mais valor a terra e pode utilizá-la da melhor maneira para obter melhores resultados financeiros.

O levantamento mostra que o total abatido em fevereiro é 11% menor que os 381 mil abatidos em janeiro de 2013.
Com relação ao mercado externo, números da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) mostram que em fevereiro o

Estado comercializou 9,3 mil toneladas, um aumento de 45% na comparação ao primeiro mês do ano quando foram vendidas 6,5 mil toneladas.

MS passou a comercializar carne com 26 compradores, enquanto no mês anterior eram 23, e permaneceu como o 4º maior exportador brasileiro de carnes,atrás de SP, GO e MT.

A Rússia continua sendo o principal comprador da carne bovina in natura do MS, com 3,163 mil toneladas, respondendo por 33,75% das exportações Estado.

SIGA-NOS NO Google News