Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Plantas daninhas interferem na melanciera

Agência Notisa - 28 de julho de 2008 - 15:07

A melancieira é cultivada em todo território nacional, sendo caracterizada pelo hábito de crescimento rasteiro e pelo ciclo curto. Planta de fácil adaptação e de amplo uso medicinal, trata-se de uma das principais hortaliças-fruto produzidas e consumidas no Brasil. Em São Paulo, ela é uma das mais importantes fontes de renda familiar de pequenos municípios na região do médio Paranapanema, onde mudanças significativas no processo produtivo são constatadas atualmente, passando de mão-de-obra intensiva para uso de tecnologias promissoras, como é o caso do manejo de plantas daninhas. Isso é o que mostram Cleber Daniel Maciel e equipe Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista em um estudo que teve como objetivo avaliar a interferência de plantas daninhas, no cultivo da melancia, na safra 2002/2003.



O trabalho foi conduzido no município de Oscar Bressani (SP), em uma área de produção comercial. De acordo com artigo publicado na edição de janeiro/março de 2008 da revista Horticultura Brasileira, “a convivência com as plantas daninhas pode comprometer a produção da melancieira tanto quantitativa como qualitativamente, onerar o custo de produção e reduzir o rendimento da lavoura. O uso de herbicidas não é prática comum entre os produtores de melancia, principalmente pela falta de registro de produtos e ao desinteresse das indústrias agroquímicas em investir em culturas consideradas como de menor valor comercial”.



Os resultados mostram que a redução média da produtividade em função da interferência das plantas daninhas durante todo o ciclo da melancia foi de 41,4%. De acordo com a equipe, “as características diâmetro e espessura da casca dos frutos também foram influenciadas pela convivência com a infestação durante todo o ciclo com decréscimos, de 7,9% e 23,3%, respectivamente, em média, ao contrário do comprimento e diâmetro de ramas e do ºBrix da polpa dos frutos, onde não foram constatadas diferenças significativas”.



Dessa forma, os pesquisadores ressaltam a importância do desenvolvimento de novos trabalhos para o conhecimento do período crítico de interferência das plantas daninhas em sistema de semeadura ou plantio de mudas. “Com a obtenção de um conjunto mais amplo de informações para a cultura, certamente menos oneroso e mais eficiente será o sucesso do manejo de plantas daninhas, independentemente do processo de manejo adotado na região”, afirmam no artigo.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

SIGA-NOS NO Google News