Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Planos e eixos de movimento

Educação Física.org - 21 de fevereiro de 2016 - 11:00

O movimento humano é descrito em diferentes dimensões com base em diferentes planos e eixos de movimento. Todos os planos e eixos são definidos em função de um movimento que ocorre em uma dada articulação e todos os movimentos são definidos em função de seus planos e de seus eixos.

Os planos são linhas imaginárias que dividem os segmentos corporais em partes nas quais descrevemos a linha ou área de trajetória de determinado movimento.

Os planos de movimento do corpo são classificados em 3 diferentes tipos: sagital, frontal e transverso.

Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos de forma perpendicular. É ao redor dos eixos que os movimentos são realizados. São classificados em 3 diferentes tipos: lateral, antero-posterior e longitudinal.

Plano sagital / Eixo lateral

O plano sagital corta o corpo verticalmente, dividindo-o em duas partes laterais (laterais direita e esquerda). O plano sagital envolve os movimentos antero-posteriores.

O plano sagital é atravessado pelo eixo frontal (ou lateral). Este eixo atravessa a articulação de um lado para o outro (de uma lateral a outra) no movimento de flexão e extensão.

Plano frontal / Eixo antero-posterior

O plano frontal corta o corpo verticalmente, dividindo-o em partes anterior e posterior. O plano frontal envolve os movimentos laterais.

Este plano é atravessado perpendicularmente pelo eixo sagital (antero-posterior). É o eixo dos movimentos de adução e abdução.

Plano transversal / Eixo longitudinal

O plano transversal é horizontal. Divide o corpo em partes superior e inferior. O plano transversal envolve o movimento de rotação.

O plano transversal é atravessado perpendicularmente pelo eixo longitudinal. Este eixo é vertical e atravessa o centro das articulações no sentido crânio caudal (de cima para baixo).

Combinação de movimentos

Movimentos articulares realizados em diferentes direções podem dar origem a novos planos e eixos. Um exemplo seria o plano oblíquo.

O plano oblíquo é definido a partir da combinação de dois ou mais planos. Permite os deslocamentos oblíquos, que são resultantes da somatória das direções de força de dois ou mais movimentos. É um plano que descreve a trajetória oblíqua ao solo no sentido caudal para cranial ou vice-versa.

O plano oblíquo é atravessado pelo eixo oblíquo que na verdade é a combinação de dois ou três eixos.

A importância do treinamento em diferentes planos e eixos de movimentos

Atividades esportivas e da vida diária exigem movimento em todos os planos simultaneamente.

Imagine um chute no futebol, uma tacada no golfe ou até mesmo uma dona de casa levantando um balde d’água e depois jogando esta água dentro de um tanque. Se observarmos atentamente percebemos que todos estes movimentos são realizados em diferentes planos e eixos. Portanto, para se ter um melhor desenvolvimento esportivo e mesmo funcional para a melhoria da qualidade de vida, o treinamento deve ser contemplado com movimentos em todas as direções.

Movimentos em planos diversos é um componente essencial de qualquer tipo de treinamento, seja qual for o seu objetivo. Portanto, se você deseja maximizar o seu desempenho esportivo ou para suas tarefas cotidianas, lembre-se de treinar exercícios em todos os planos e eixos.

Por Luciano Carlos Fernandes
Professor de Educação Física – CREF 6 / MG – 4812 G - Especialista em Treinamento Desportivo – UFV

SIGA-NOS NO Google News