Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Planos de saúde terão que cobrir 60 novos procedimentos a partir de 2012

Agência do Rádio - 03 de agosto de 2011 - 12:56

A partir do ano que vem, os usuários de planos de saúde vão contar com novos serviços. A ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, publicou nesta terça-feira lista com 60 novos procedimentos que os planos de saúde terão que cobrir obrigatoriamente, a partir de janeiro de 2012. Entre as novidades estão: implante coclear, tratamento ocular quimioterápico e cirurgias por vídeo. Esse tipo de cirurgia traz mais qualidade na recuperação dos pacientes, conforme reforça o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

\"São cirurgias que se fazem com equipamentos onde o corte cirúrgico é menor, a recuperação do paciente é mais rápida, a pessoa vai mais rápido para casa, podendo permitir um atendimento mais humanizado.\"

Para realizar essa atualização, o Ministério da Saúde abriu uma consulta pública e recebeu mais de seis mil sugestões, 70% delas feitas pelos usuários dos planos de saúde. A partir do ano que vem, a operadora que não oferecer os novos procedimentos terá que pagar multa e pode até ser descredenciada.

\"A partir de janeiro de 2012, as pessoas podem procurar a ouvidoria da ANS e do Ministério da Saúde, no número 136, para denunciar, reclamar. As operadoras podem ser multadas ou até haver descredenciamento. É obrigatório o cumprimento desses procedimentos.\"

A medida vale para planos contratados a partir de 1º de janeiro de 1999. A lista com os novos procedimentos incluídos pode ser acessada na página da ANS, www.ans.gov.br.

Reportagem, Alexandre Souza


SIGA-NOS NO Google News