Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/10/2012 09:20

PITACOS DO MANOEL AFONSO: Sem o Deodato, a cidade fica mais triste

Manoel Afonso

Certa vez, para testar a sua ingenuidade perguntei ao Deodato sobre suas impressões de uma ‘famosa’ viagem que ele fizera a Santos. Ele respondeu de pronto: “É um aguão só; não vê do outro lado”.
Esse é apenas um, de tantos causos conhecidos e que envolvem a figura querida do Deodato Paulino Borges. Falar dele é ir direto as raízes históricas da cidade.
Eu sempre fiquei impressionado com o ‘movimento’ na casa dele. Incrível: a dona Maria e as filhas serviam café da hora o dia inteiro. Naquela época não havia grades ou portão e as pessoas iam entrando pelo alpendre em direção a área anexa a cozinha. Alí o Deodato ficava jogando conversa fora, proseando com amigos, parentes e gente que de todas as classes sociais. Aliás, ontem o Zé Anselmo lembrava que o seu sogro convidava as pessoas que passavam pela calçada para ‘entrar e tomar um café’ ou uma pinguinha.
Deodato, pela sua formação, seu doce estilo matuto em extinção, representou o melhor de uma geração de Cassilândia. Impossível não se lembrar de suas expressões, de sua imagem na camionete do Donato rumo a fazenda ou de seus bate papos ali no armazém do Joaquim Silva.
Ontem ele morreu aqui na capital. Gente da família e de Cassilândia ali naquele momento doloroso. Mas ele será sepultado na sua doce terra, no pé da serra que ele conhece desde criança. Vai embora, ficam suas imagens em nossa memória. Como diz o caipira: ‘inté’.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)