Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/07/2012 12:47

Pitacos do Manoel Afonso: Farinha sob risco

Vindo de Itajá no último sábado passei por Cassilândia e aproveitei para reabastecer meu estoque de farinhas e polvilho. Primeiro passei alí na Vila Imperatriz e o pessoal dos \'Quité\' não tinha. Daí fui lá perto do \'pé da serra\', onde mora a dona Railva (também do\'Quité\') e só consegui o povilho doce, farinha de milho e mandióca. Na conversa ele disse-me que a produção de farinha vinha encontrando dificuldades, não só pelo \'custo-benefício\', como também pela dificuldade de se comprar lenha. No papo fiquei sabendo que a dona Zefa - que mora alí na Vila Izanópolis, com a saúde abalada estava numa cadeira de rodas e que seu pessoal não cultivou a tradição de \'farinheira\'. Não é a primeira vez que ouço referências a diminuição de pessoas - da velha guarda - que ainda se dedicam a fabricação artesanal destes produtos.
Tudo bem que é possível encontrar produtos similares aqui Mercadão da capital, mas não podem ser comparados com aqueles de Cassilândia. Esses sim contém sabor especial, talvez da água boa, da paisagem e do carinho com que são produzidos. Fica o apêlo: cuidem bem das nossas farinheiras.
Fica o registro. Até a próxima.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)