Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Piracema começa a vigorar na segunda-feira em MS e MT

rmtonline - 04 de novembro de 2006 - 18:34

Quem gosta e deseja pescar nos rios de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso deve se apressar. A pesca fica proibida a partir da próxima segunda-feira, dia 6, e só será liberada no dia 28 de fevereiro de 2007. Os 115 dias são conhecidos como Piracema e têm o objetivo de garantir a reprodução dos peixes.

A fiscalização acontece rigorosamente pela Polícia Militar Ambiental, mas pescadores profissionais não vão ficar na mão. Nestes 115 dias eles recebem auxílio financeiro organizado pelo Ministério do Trabalho e a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária.

A pesca ficará proibida em rios estaduais e federais de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A intenção é fazer com que os cardumes possam fazer o trajeto de “subida” nos rios para se reproduzirem, o que garante a existência de peixes de todas as espécies, extinção ou superpopulação.

Neste período só será permitida a pesca de subsistência desembarcada, utilizando linha de mão ou vara com linha e anzol ou com barco a remo. A pesca deve ser feita com apetrechos artesanais e para fins de manter a alimentação familiar. Cada pescador ribeirinho terá direito a uma cota diária de 3 quilos, mais um exemplar.

Confira as medidas mínimas autorizadas durante o período da Piracema:
Barbado - 60 cm
Cachara - 80 cm
Ximburé - 20 cm
Curimbatá - 30 cm
Dourado - 65 cm
Jaú - 90 cm
Jurupensem - 35 cm
Jurupoca - 40 cm
Pacu - 45 cm
Piau - 20 cm
Piavuçu – 35
Pintado - 85 cm
Piraputanga – 30 cm

As espécies que não possuem medida mínima, como bagre e piranha, são contadas através da cota permitida para cada pescador.



Fonte: Redação TV Morena

SIGA-NOS NO Google News