Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Piolho – Saiba o que é e como tratar

For Mãe - 21 de fevereiro de 2017 - 09:00

Hoje vou falar sobre PIOLHO, ou melhor pediculose!!!

Pediculose é considerada uma infestação por inseto: o couro cabeludo fica cheio de piolhos e lêndeas.

O tempo de vida do piolho é de 30-40 dias,as fêmeas produzem 7-10 ovos por dia. As lêndeas são esses ovos presos no fio de cabelo por um material produzido pela fêmea. Esses ovos eclodem em 8 dias e temos mais piolhos.

O piolho se alimenta de sangue e ao picar sua saliva causa irritação que leva a coceira.

Quis explicar esse ciclo do piolho para vocês entenderem como é difícil quebrar esse ciclo de vida e como é a rápida a infestação.

A transmissão é muito fácil.

Os sintomas são muita coceira no couro cabeludo, pode até formar umas escoriações pela coçadura, presença de lêndeas (uma massinha branca aderida ao fio) principalmente atrás das orelhas e na nuca.

O tratamento é feito com medicações que matem os piolhos, existem medicações via oral mas que tem que ser associadas a medicações tópicas e o mais IMPORTANTE é a retirada das lêndeas. Oriento as pacientes a aplicar uma mistura de água e vinagre e passar o pente fino para retirar-las

O tratamento tem que ser repetido em uma semana para melhor eficácia.

Cuidados importantes para prevenção: checar sempre o couro cabeludo dos filhos procurando se há lêndeas , reparar se está coçando.

Caso seu filho tenha PIOLHO avisar na ESCOLA e ficar em casa nos primeiros dias de tratamento para evitar que contamine outras crianças!!!!!!

SIGA-NOS NO Google News