Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Piloto Felipe Massa defende GP Brasil fora de Interlagos

25 de outubro de 2006 - 13:56

Se depender de Felipe Massa, o palco onde fez história, ao se tornar o primeiro brasileiro desde 1993 a vencer o GP Brasil, no domingo, se tornará história. O piloto da Ferrari engrossa a lista de defensores da construção de outro circuito, mais moderno, em São Paulo (SP). "Não dá mais para ficar tapando buraco em Interlagos. Achei ótima a idéia da construção de um novo autódromo, mais moderno", afirmou Massa, condecorado pelo presidente Lula com a ordem do mérito esportivo ontem pela manhã. "Interlagos ficou pequeno. Na F-1, o autódromo tem de ter a melhor infra-estrutura e seguir referências internacionais."

Para a SP Turis, órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pelo GP, as declarações de Massa contribuíram em um "factóide político". O projeto foi encampado pelo ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, que apontou Guarulhos como um dos locais interessados em construir uma nova pista. "Não podemos correr o risco de Imola (Itália), que perdeu o GP porque a pista não apresentava condições. Guarulhos mostrou interesse, e um grupo de estudos integrado por prefeitura, Ministério do Esporte, International Promotions e a detentora dos direitos de transmissão [TV Globo] analisa a situação."

O ministro sugere que os custos da construção do autódromo sejam bancados majoritariamente pela iniciativa privada, "que já tem forte presença no circuito da F-1". Porém, contatos iniciais já foram feitos com pelo menos uma estatal. "Informamos o [José Sérgio] Gabrielli, presidente da Petrobras", declarou Silva Jr. De acordo com a International Promotions, organizadora do GP Brasil, o contrato com a Prefeitura de São Paulo vai até 2009 e será cumprido até o fim.

A Prefeitura de Guarulhos trabalha com a hipótese de construção em quatro locais, que não foram divulgados. Mas adianta que todos estão localizados na região do Aeroporto Internacional de Guarulhos, de baixa densidade populacional e de fácil acesso para São Paulo. A Prefeitura de São Paulo optou por manter a polêmica nos menores níveis possíveis. Preferiu não participar de um braço-de-ferro.

"Se a prioridade de Guarulhos é a construção de um autódromo, que vai consumir R$ 120 milhões, parabéns. Precisamos ver se eles têm bala na agulha no orçamento", alfineta Caio de Carvalho, presidente da SP Turis. "Vamos apenas lembrar que a administração de Guarulhos é petista [tem à frente Eloy Pietá] e o ministro é filiado do PC do B [partido aliado do governo Lula]." "Dá para entender por que o Massa fez essa declaração. Estava em clima de homenagem."

Segundo Carvalho, o prefeito Gilberto Kassab não lamentou a concorrência de Guarulhos. O prefeito teria confidenciado que "a prefeitura deixaria de investir uma fortuna e o município seguiria sendo beneficiado pelos cem mil turistas que são atraídos pela F-1". Felipe Massa embarca hoje para a Itália, onde participa do "Ferrari Day" neste final de semana, em Monza. O tradicional evento será a última aparição do alemão Michael Schumacher como piloto da Ferrari.



Folha de São Paulo

SIGA-NOS NO Google News