Cassilândia, Terça-feira, 22 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

18/10/2003 04:05

Piloto diz que Stock Car brasileira está começando

Adriano Gaieski/ABr

Brasília - A National Association Of Stock Car Racing (Nascar) é o esporte mais popular nos Estados Unidos. Em termos de público, supera basquete, futebol americano e o basebol. Em “paixão”, no entanto, fica em segundo, justamente depois do basquete, mas na frente dos demais. Este é o grande sonho de pilotos e equipes da Sock Car brasileira, que terá provas hoje e amanhã no Autódromo Nélson Piquet, em Brasília.

Correm, separadas, as categorias Ligth, 6 cilindros, com motor Ômega, que não é mais produzido no Brasil, e os potentes Vectra V8 (motor 8 cilindros). Na capital federal, vão ser disputadas a 13ª Etapa (amanhã) e a 14ª (domingo). Os V8 fazem a 10ª (domingo), todas válidas pelo Campeonato Brasileiro.

Apesar do empenho dos integrantes da categoria nacional, que atualmente já leva uma média de público de 20 mil pessoas aos autódromos do país, o piloto carioca Sandro Tanuri considera que deverá ser percorrido um grande caminho. Sandro chega a essa conclusão apenas contando com o tempo de existência de uma e outra. “Lá, eles começaram a correr em 1949. Nós, aqui, estreamos em 1979. São 30 anos de vantagem, que não são tirados em alguns dias”, conforma-se.

Outros detalhes são considerados fundamentais por Sandro Tanuri. O principal deles é o fato de os norte-americanos terem um campeonato multimarcas, com as participações de Chevrolet, Ford, Dodge e Pontiac. “Como no caso do nosso futebol, onde a paixão é pelos times, lá as pessoas vão aos autódromos para torcer por uma marca. Há gozações e torcidas organizadas”.

No Brasil, há apenas a Chevrolet e as “torcidas” ficam para os pilotos. Mesmo assim, Sandro vê vantagem na disputa monomarca brasileira. “Em todas as tentativas de fazer campeonatos com as participações de mais de uma montadora, houve uma competição predatória. Cada fábrica tinha seu departamento de competição e buscava contratar um piloto, engenheiro e mecânico de outra a peso de ouro. Uma temporada que não sairia por mais de US$ 50 mil passou a custar US$ 500 mil. Não há quem sobreviva”.

Sandro lembra que da forma como está, monomarca, a Stock Car brasileira já tem 32 pilotos e em quatro anos com novo formato, reúne público razoável, tem boa mídia (inclusive com transmissões ao vivo das corridas por emissoras de TV) e a temporada custa no máximo RS$ 600 mil. Mesmo assim, enquanto os norte-americanos vêem 56 corridas da Nascar por ano, no Brasil são 12.

O carro brasileiro, conforme Sandro, tecnologicamente é mais desenvolvido. No caso dos Stock Ligth, são usados chassi tubular, carroceria imitando o Astra e motor de ômega nacional, com 6 cilindros e 350 cavalos de potência. Os profissionais também têm chassi tubular, carroceria de fibra imitando o Vectra e motor de 8 cilindros em V, com 450 Cvs. “A Nascar é menos desenvolvida, tem chassi e carenagem igual para todos. A única distinção do carro é a logomarca no painel dianteiro e os faróis imitando o modelo que ele representa. Em potência, porém, nem se compara. Os norte-americanos chegam a usar 750 Hps”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Setembro de 2020
Segunda, 21 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)