Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pilhas e baterias usadas podem ser descartadas no TJMS e no interior do Estado

Midiamax - 03 de fevereiro de 2015 - 19:11

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) desenvolveu um sistema de coleta de pilhas e baterias usadas por meio de caixas coletoras, chamadas de Papa-Pilha, que estão localizadas no saguão principal do Tribunal, no Fórum de Campo Grande, no Juizado Especial Central e tem instalação prevista para esta semana no Fórum de Dourados.

As pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos à saúde. O problema é quando elas são descartadas em lixo comum e as cápsulas que as envolvem passam por deformações, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza e contamina o solo e o lençol freático.

O objetivo do projeto é contribuir para o descarte adequado destes materiais que representam um risco ao meio ambiente e à saúde pública se descartadas no lixo comum, além de conscientizar os servidores e jurisdicionados da necessidade de dar um destino correto a esses materiais.

Os servidores e o público poderão depositar nos Papa-Pilha, as pilhas e baterias de celulares que já não estão sendo mais utilizados, evitando que sejam descartados de forma inadequada e dando um destino ecologicamente correto para as baterias e pilhas em desuso.

O projeto prevê que os resíduos coletados serão encaminhado para uma das empresas cadastradas no projeto ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) em Campo Grande.

SIGA-NOS NO Google News