Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pilates e suas vertentes

Gazeta Esportiva - 29 de dezembro de 2017 - 11:00

O Pilates é uma técnica eficaz de exercícios e bastante utilizada no Brasil em estúdios, clínicas e academias. Ao longo dos anos, vem apresentando uma série de inovações e variações para conquistar e fidelizar seu público, que é cada vez maior.

O método original foi criado pelo mestre Joseph, quando o Pilates chamava-se Contrologia. Os exercícios desenvolvidos por ele eram realizados em sequências separadas em níveis iniciante, intermediário e avançado. Com a repetição dos movimentos e orientação detalhada dos instrutores, os alunos alcançam a perfeição na execução e, então, passam para exercícios mais complexos, sem qualquer modificação do exercício de Joseph.

O Pilates Clássico, por sua vez, aceitou certas mudanças sutis indicadas pelos discípulos diretos do próprio Pilates, buscando respeitar as especificidades de cada corpo e suas limitações. Trabalha apenas com os equipamentos desenvolvidos pelo criador da técnica.

Já no Pilates Contemporâneo, além de possibilitar mais modificações nos exercícios e estimular a criatividade do instrutor na criação de novos movimentos utilizando os princípios do Pilates, as aulas utilizam os equipamentos clássicos e outros acessórios como bolas e rolos.

Com o passar dos anos e a popularização do Pilates, surgiram vertentes como o Neopilates, que busca deixar o Pilates mais divertido e desafiador, com novos equipamentos e associação de técnicas circenses e de treinamento funcional.

O Aeropilates, Pilates aéreo ou Suspenso é uma das ramificações que utiliza equipamentos específicos fixados no teto para trabalhar os mesmos exercícios realizados nas aulas de Pilates nos equipamentos clássicos e de solo, acrescentando maior instabilidade e a gravidade, o que desafia ainda mais o praticante de Pilates durante o movimento. O tecido, o columpio, a lyra, as argolas e o trapézio são exemplos de equipamentos usados nesta proposta.

Independentemente da vertente, o importante é que sejam preservados todos os princípios e fundamentos (respiração, concentração, centro, controle, precisão e fluidez), mantendo-se, assim, a essência da Técnica Pilates.

*Christiane B. De Miranda é fisioterapeuta, especialista em postura e manipulação vertebral e em Fisioterapia Esportiva. É instrutora de Pilates, Neopilates e Aeropilates, diretora da Essenza Pilates e membro especialista da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva

SIGA-NOS NO Google News