Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

Últimas Notícias

29/12/2017 11:00

Pilates e suas vertentes

Gazeta Esportiva

O Pilates é uma técnica eficaz de exercícios e bastante utilizada no Brasil em estúdios, clínicas e academias. Ao longo dos anos, vem apresentando uma série de inovações e variações para conquistar e fidelizar seu público, que é cada vez maior.

O método original foi criado pelo mestre Joseph, quando o Pilates chamava-se Contrologia. Os exercícios desenvolvidos por ele eram realizados em sequências separadas em níveis iniciante, intermediário e avançado. Com a repetição dos movimentos e orientação detalhada dos instrutores, os alunos alcançam a perfeição na execução e, então, passam para exercícios mais complexos, sem qualquer modificação do exercício de Joseph.

O Pilates Clássico, por sua vez, aceitou certas mudanças sutis indicadas pelos discípulos diretos do próprio Pilates, buscando respeitar as especificidades de cada corpo e suas limitações. Trabalha apenas com os equipamentos desenvolvidos pelo criador da técnica.

Já no Pilates Contemporâneo, além de possibilitar mais modificações nos exercícios e estimular a criatividade do instrutor na criação de novos movimentos utilizando os princípios do Pilates, as aulas utilizam os equipamentos clássicos e outros acessórios como bolas e rolos.

Com o passar dos anos e a popularização do Pilates, surgiram vertentes como o Neopilates, que busca deixar o Pilates mais divertido e desafiador, com novos equipamentos e associação de técnicas circenses e de treinamento funcional.

O Aeropilates, Pilates aéreo ou Suspenso é uma das ramificações que utiliza equipamentos específicos fixados no teto para trabalhar os mesmos exercícios realizados nas aulas de Pilates nos equipamentos clássicos e de solo, acrescentando maior instabilidade e a gravidade, o que desafia ainda mais o praticante de Pilates durante o movimento. O tecido, o columpio, a lyra, as argolas e o trapézio são exemplos de equipamentos usados nesta proposta.

Independentemente da vertente, o importante é que sejam preservados todos os princípios e fundamentos (respiração, concentração, centro, controle, precisão e fluidez), mantendo-se, assim, a essência da Técnica Pilates.

*Christiane B. De Miranda é fisioterapeuta, especialista em postura e manipulação vertebral e em Fisioterapia Esportiva. É instrutora de Pilates, Neopilates e Aeropilates, diretora da Essenza Pilates e membro especialista da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Julho de 2018
Quinta, 19 de Julho de 2018
19:07
Cassilândia
16:09
Cassilândia
14:00
Artigo
09:00
Santo do dia
Quarta, 18 de Julho de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Terça, 17 de Julho de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)