Cassilândia, Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018

Últimas Notícias

29/12/2017 11:00

Pilates e suas vertentes

Gazeta Esportiva

O Pilates é uma técnica eficaz de exercícios e bastante utilizada no Brasil em estúdios, clínicas e academias. Ao longo dos anos, vem apresentando uma série de inovações e variações para conquistar e fidelizar seu público, que é cada vez maior.

O método original foi criado pelo mestre Joseph, quando o Pilates chamava-se Contrologia. Os exercícios desenvolvidos por ele eram realizados em sequências separadas em níveis iniciante, intermediário e avançado. Com a repetição dos movimentos e orientação detalhada dos instrutores, os alunos alcançam a perfeição na execução e, então, passam para exercícios mais complexos, sem qualquer modificação do exercício de Joseph.

O Pilates Clássico, por sua vez, aceitou certas mudanças sutis indicadas pelos discípulos diretos do próprio Pilates, buscando respeitar as especificidades de cada corpo e suas limitações. Trabalha apenas com os equipamentos desenvolvidos pelo criador da técnica.

Já no Pilates Contemporâneo, além de possibilitar mais modificações nos exercícios e estimular a criatividade do instrutor na criação de novos movimentos utilizando os princípios do Pilates, as aulas utilizam os equipamentos clássicos e outros acessórios como bolas e rolos.

Com o passar dos anos e a popularização do Pilates, surgiram vertentes como o Neopilates, que busca deixar o Pilates mais divertido e desafiador, com novos equipamentos e associação de técnicas circenses e de treinamento funcional.

O Aeropilates, Pilates aéreo ou Suspenso é uma das ramificações que utiliza equipamentos específicos fixados no teto para trabalhar os mesmos exercícios realizados nas aulas de Pilates nos equipamentos clássicos e de solo, acrescentando maior instabilidade e a gravidade, o que desafia ainda mais o praticante de Pilates durante o movimento. O tecido, o columpio, a lyra, as argolas e o trapézio são exemplos de equipamentos usados nesta proposta.

Independentemente da vertente, o importante é que sejam preservados todos os princípios e fundamentos (respiração, concentração, centro, controle, precisão e fluidez), mantendo-se, assim, a essência da Técnica Pilates.

*Christiane B. De Miranda é fisioterapeuta, especialista em postura e manipulação vertebral e em Fisioterapia Esportiva. É instrutora de Pilates, Neopilates e Aeropilates, diretora da Essenza Pilates e membro especialista da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 18 de Janeiro de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 17 de Janeiro de 2018
21:07
Loteria
21:05
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)