Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness - Pilates clássico X Pilates contemporâneo: Qual é o certo?

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 31 de agosto de 2021 - 11:00

Mundo Fitness - Pilates clássico X Pilates contemporâneo: Qual é o certo?

O método Pilates cresce de forma gigantesca e atualmente abrange muitas áreas, como reabilitação, condicionamento físico, fitness e qualidade de vida, contudo, esse método vem sofrendo alterações ao longo dos anos.

A origem do Pilates se deu no começo do século XX, criado por Joseph Pilates. O uso dos equipamentos clássicos, o mat pilates como base, os 37 exercícios originais, o repertório autêntico nos equipamentos, que gira em torno de 700 exercícios e os princípios filosóficos aplicados a cada exercício, caracterizam o método original.

O método autêntico aborda todos os princípios, filosofias e exercícios fielmente como Joseph Pilates criou, no qual estão baseados na sua vivência corporal, nos seus estudos do movimento humano e na forma como sentia os efeitos de cada exercícios.

Apesar da autenticidade do método ser primorosa e atender muitas necessidades para obter um corpo saudável, ao longo dos anos, a ciência vem mostrando como o corpo se comporta, como as posições dos exercícios geram demandas maiores em estruturas importantes, como da coluna vertebral.

A ciência também mostra como o processo de crescimento que todos os métodos ligados ao movimento humano vem sofrendo. É preciso entender que a ciência hoje, demonstra descobertas em áreas importantes como biomecânica, neuroplasticidade e cinesiologia que embasam o método de forma a gerar resultados, na área de reabilitação e condicionamento neuromuscular.

Por isso, atualmente não se pode deixar a ciência de lado e a partir dai surge o Pilates Contemporâneo, no qual tem o objetivo de somar ao método original conhecimento biomecânicos, cinesiológicos e da plasticidade musculoesquelética, descobertos por meio de pesquisa científica. O intuito dessas pesquisas é agregar informações para que o método cresça sem perder sua essência.

Tudo o que o Joseph construir sobre o método original foi baseado em seus estudos da época, era um estudioso, estava muito além da sua geração. Ele já falava de conteúdos fisiológicos que hoje são muito estudados pela ciência, como a ativação de músculos profundos, ao invés de simplesmente ativar músculos superficiais. Para a Profa. Dra. Eliane Coutinho, se ele ainda fosse vivo, com certeza, a ciência o teria tomado e ele teria amplificado seus conhecimentos e melhorado o método ainda mais.

Portanto, o método original é a base fiel para todos os profissionais que trabalham o Pilates. A Profa. Dra. Eliane Coutinho ainda explica que o Pilates não é um método simplesmente feito com um curso de formação, ele é hoje uma carreia e entendendo dessa forma, todos que estudam querem sempre agregar mais ao método original.

Por isso, o Pilates contemporâneo vem com o objetivo de agregar novos conhecimentos e gerar adaptações aos padrões originais para somar e melhorar a resposta plástica e músculo esquelética do indivíduo.

A Profa. Dra. Eliane Coutinho ainda defende que não há uma linha melhor que a outra, há o Método Pilates Clássico ou Original como base e o Pilates contemporâneo, a sua complementação. Logo, deve-se ter um olhar aberto para as duas versões, embora entendendo que o método é único. A Profa. Eliane Coutinho defende o Pilates Clássico Científico, pois para ela este é o original visto pelos olhos da ciência.

Sobre a Profª. PHD Eliane Coutinho e a Fisiociência: Há mais de dez anos a Profª. PHD Eliane Coutinho fundou a Fisiociência® Pilates com o objetivo de capacitar fisioterapeutas, educadores físicos, médicos, terapeutas ocupacionais e dançarinos com curso superior a desenvolver e aplicar o método Pilates na prevenção, condicionamento e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos. A Fisiociência® é um centro de formação com marca registada com reconhecimento Nacional e tem como base formações para profissionais e atendimento ao público com o original Pilates Clássico Científico®. Com formação sólida, a fisioterapeuta é especialista em Avaliação do Aparelho Locomotor, Mestre em Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia pela UFSCar-SP e Doutora-PHD em Fisioterapia: Subárea em Plasticidade Músculo Esquelética pela UFSCar-SP com parceria com a Unicamp-Campinas e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Método Pilates na USP-SP. Possui formação no Método Pilates Clássico pela linha Canadense Stott Education Program. Também é certificada em Water Pilates pela Aquatic Exercise Association (AEA), nos Estados Unidos. É membro da Pilates Method Alliance (PMA) nos Estados Unidos, maior órgão representativo do método no mundo, é membro fundador da ABRAPI (Aliança Brasileira de Pilates). Atualmente escreve o primeiro livro de Pilates Studio que será publicado em português no Brasil, pela Editora Phorte. Seus vídeos no canal do You Tube mostram a repercussão de suas aulas entre os profissionais.

SIGA-NOS NO Google News