Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Picarelli apresentou ‘Universidade Indígena’ para MS

João Humberto - 19 de abril de 2005 - 06:42

O Governo do Estado já pode instalar a Universidade Indígena em Mato Grosso do Sul. É o que determina o decreto legislativo 310, publicado em Diário Oficial no dia 1º de junho de 2001, de autoria do deputado estadual Maurício Picarelli (PTB). No Dia do Índio, comemorado nesta terça-feira (19), mesmo sem ter muito que festejar, os índios continuam sucumbidos a uma classe inferior, fator este que impede muitos de cursarem uma faculdade, ou sequer, colocar os pés em uma sala de aula.


A intenção do petebista, ao elaborar o decreto, era justamente propiciar melhores condições para o ingresso dos índios às universidades, visto que, “não podemos esperar que esses cidadãos estejam competindo, em iguais condições, com os demais candidatos ao concurso vestibular”.

Na matéria consta que a criação da universidade seria no âmbito da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), sendo que, esta universidade proporcionaria um ensino diferenciado a esses cidadãos, que, em razão de sua cultura e tradições, poderiam encontrar dificuldades em uma universidade comum. “Como é um decreto legislativo, cabe ao Governo criar ou não”, alega Picarelli.

Os custos para a nova instalação ficam a cargo do Estado, bem como as despesas com contratação de pessoal. Como o decreto foi publicado em 2001, no ano seguinte a proposta deveria ser cumprida, mas não foi.

“Minha preocupação com os índios não é recente e idéias e projetos nós temos de monte, contudo, cabe ao Governo executar. Avaliando o Dia do Índio, vejo que o cenário é preocupante, mas estamos nos mobilizando para garantir uma mudança neste quadro crítico”, conclui Maurício Picarelli.

SIGA-NOS NO Google News