Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/06/2005 07:05

Picarelli apresenta Projeto para beneficiar deficientes

Rúbia Sibele

Um novo projeto de lei vai contribuir na melhoria da qualidade de vida dos deficientes visuais de Mato Grosso do Sul. O projeto, apresentado pelo Deputado Estadual Maurício Picarelli (PTB) na semana passada, dispõe sobre a instalação de placas em braile contendo a relação das linhas de ônibus e seus itinerários nos terminais rodoviários do Estado.



Para a diretora do ISMAC (Instituto Sul-Mato-Gossense para cegos Florivaldo Vargas), Telma de Mattos, o projeto de lei é muito bem-vindo pois favorece muito a locomoção dos deficientes visuais. “A iniciativa é muito importante, pois nós quase não temos acessibilidade nenhuma. O acesso a essas informações possibilita a mobilidade das pessoas cegas, por isso agradecemos esta preocupação”, ressalta Telma, que também é deficiente visual.



Segundo Telma, que também faz parte da diretoria da Associação de Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul, há necessidades urgentes para os portadores dessa deficiência e o número de pessoas que tem procurado o instituto demonstra isso. “Nós atendemos desde bebês e criancas até adultos e idosos. No mês de Maio, além dos alunos matriculados, atendemos cerca de 90 pessoas esporadicamente”, informa.



O deputado autor do Projeto ressaltou a necessidade de oferecer oportunidades para todos os segmentos da sociedade. “Este é o caminho para a cidadania. Temos que respeitar os direitos dos deficientes visuais e este projeto é mais um passo nesse sentido”, destaca Maurício Picarelli.



ISMAC – O ISMAC é o único Instituto para cegos e pessoas de baixa visão de Campo Grande. Só no mês passado 215 pessoas foram beneficiadas pelo trabalho da organização. São 125 alunos matriculados regularmente no processo de reabilitação, que recebem diversos programas de atendimento, como orientação à família, mobilidade em atividades diárias, educação física, núcleo de produção braile, aulas de música, laboratório de informática, entre outras atividades.





Rúbia Sibele (Assessoria Imprensa/Maurício Picarelli)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)