Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PIB coreano cresce sete vezes mais que o do Brasil

Agência Câmara - 10 de abril de 2006 - 15:19

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 70% entre 1980 e 2005, ao passo que o da Coréia cresceu sete vezes maios. Tal diferença se deve, segundo o diretor-geral da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), Roberto Nicolsky, à forma como são feitos os investimentos em pesquisas naquele país. Os institutos de pesquisa da Coréia foram estruturados para estimular as empresas a investir em desenvolvimento tecnológico, disse Nicolsky.
O representante da Protec participa de seminário sobre inovação tecnológica. Nicolsky disse que a Coréia tinha, até meados da década de 80, o perfil do investimento em ciência e tecnologia muito parecido com o brasileiro hoje, ou seja 80% do investimento nessa área era proveniente de recursos públicos. A partir de então esse perfil começa a se inverter, e hoje na Coréia são privados 80% dos investimentos no setor.

BNDES
Para o conferencista, as novas leis que têm sido elaboradas no Brasil, e sobretudo o novo programa do BNDES, que financia o desenvolvimento tecnológico das empresas, representa o caminho para que o Brasil possa atingir o mesmo nível de desenvolvimento de países como a Coréia.

Conferência
Nicolsky faz conferência sobre perspectivas das indústrias setoriais para promover parcerias com o sistema Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPTs), geradas pela Política de Inovação Tecnológiva e Comércio Exterior (ITCE)e pela Lei de Inovação.
A conferência é parte do seminário sobre inovação tecnológica, organizado pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara.



Reportagem - Maria Neves
Edição - Sandra Crespo

SIGA-NOS NO Google News